segunda-feira, outubro 30, 2006

A orla Scliar.











Carlos Scliar


A orla Scliar.


O pintor Carlos Scliar elegeu Cabo Frio, RJ, onde viveu e pintou por mais de 40 anos. A Prefeitura de Cabo Frio, em parceria com o Instituto Cultural Carlos Scliar, inaugura em novembro a Orla Scliar, em frente à Casa-Ateliê, no bairro São Bento. Amigos de Scliar, os poetas Ferreira Gullar e Romério Rômulo, o ator Haroldo Costa e o compositor Kledir Ramil, homenagearão o pintor com leituras de textos e poesias. Na Casa-Ateliê exposição de Scliar retratando a orla e escultura de Scliar, ao ar livre, em tamanho natural, executada pelos artistas Cristina Ventura e Jonas Corrêa. Dia 11 de novembro de 2006, às 17h.

Acabo de receber este convite. Fico feliz com a notícia, Scliar merece esta homenagem, fez muito por Cabo Frio em termos culturais, desde apoiar artistas da região até levar à cidade personalidades importantes de nossa cultura. Era um sujeito gentil, super bem informado, com uma cultura diversificada. Scliar foi um homem generoso. A casa é tombada, criaram a Fundação Cultural Carlos Scliar.

























Quando adolescente fui morar em Cabo Frio e vivia na 'fossa', como diziam na época (Jaguar- o cartunista- tinha uma personagem que vivia numa fossa literalmente) e curti muito minha solidão ali naquele pedaço, vendo os barquinhos super coloridos, a água batendo na pedra. Mais tarde, menos triste, já vivia no Rio, fazia faculdade, mas freqüentava muito a casa de Carlinhos e César( o meu amigo escritor), havia uma varanda deliciosa, tipo mexicana, ficávamos ouvindo música até altas horas, vendo a lua. Fui muito feliz ali com meus amigos. Agora é uma lembrança presente, mas distante. Ali ao lado morou Kurt Weil, um alemão muito sofisticado e rico. Mais tarde, na mesma casa, Tonia Carrero e César Thedin. Ah! a casa de Scliar... conheci ali João Bosco e Chico.
Fernando Bento, um ex namorado, foi amigo dele anos. Depois minha vida mudou completamente, conseqüência dos encontros na casa de Scliar.
Que viva Scliar! se não fosse por ele não teria muitas histórias para contar- aqui não conto nem a metade :)
Se você está por perto vá lá conhecer, vale a pena, eles têm um ótimo acervo:
Zé do Dome( fantástico, poucos conhecem), Tarsila do Amaral, Aldo Bonadei, Cildo Meirelles, Glauco Rodrigues, Arthur Barrio, Farnese de Andrade, Antonio Maia, Ana Letícia e Ana Teresa Miranda, entre outros. Ele era amigo de muitos artista. Gilberto Chateaubriand , o grande colecionador, estava sempre por lá, comprando, fazendo contatos.

Nenhum comentário: