terça-feira, outubro 24, 2006

Carlos Lyra, Maria Ninguém de B. B. e o tempo.























Eu a vi nesta praia de biquini, se eu fosse homem... Meu pai foi quem nos levou, minha mãe não foi vê-la. Imagino a alegria dele, disfarçou... Eu era meninota, não prestava atenção nestas coisas. E achei os peitos dela pequenos, diferentes do que eu havia visto nas fotos, ainda não tinha idade para entrar em filmes de 18 anos.



Liguei a Tv* hoje de noitinha e vi Carlinhos Lyra super envelhecido, levei uns segundos para reconhecê-lo, na última vez que havia visto estava barbado e sósia de Chico, um amigo meu, dava nervoso ver. Envelheceu, o que é natural, o que é estranho é ligar a Tv e ver as atrizes cada dia mais jovens, não é? É impressionante, dizem que é fotoshop, sei lá, mas quero falar de Carlinhos Lyra. É charmoso, canta bem, tem músicas deliciosas.
Carlinhos Lyra morava perto de mim em Ipa, eu o vi muito na rua, ele e a filha, ele e a mulher, Kate( acho que estão separados). Circulavam por ali, deviam morar muito perto, assim como Tom, que morou ao lado, pena que quando cheguei em 70, ele não estava, acho que estava em NY, a filha ainda mora ali, até eu vir pra cá, morava, é artista plástica, chama-se Beth.
Eu digo sempre que eu cheguei tarde em todos os lugares, se tivesse chegado uns anos antes... Eu fiquei pastando uns anos em C Frio antes de ir para o Rio, foi um atraso. Agora é tarde, fazer o quê? Quando li o livro de Danuza Leão "Quase tudo" me deu tristeza, se passa um pouco antes de eu chegar ao Rio, o mesmo com o livro de Ruy Castro- "Ela é carioca", senti nostalgia enorme, eu conhecia muitos dos citados ali, mas muitos só de vista, de longe. Outros conheci de verdade, como Juarez Machado, Scliar, Hermanny, meu querido professor de ginástica durante dez longos anos, a academia dele acho que foi a primeira que existiu, fica ali no Bar 20( quem conheco Ipanema sabe onde é, no final). Faltou um elo na minha história, acho que eu até hoje busco isto. Aqui eu falo do livro.
Carlinhos contava historinhas para Chico Pinheiro, contou que uma vez foram todos, ele, Tom, Vinicius, cantar para Brigitte Bardot, mostrar as músicas. Todos a fim dela, lógico. Tom cantou uma música de Carlinhos achando que ia se dar melhor, ninguém conseguiu. Ela era fiel ao Bob Zagury.
Brigitte adorou "Maria Ninguém " e gravou em 63, ano em que a vi lá em Búzios, na frente da casa de Bob.
Ele cantou "Minha namorada" que eu cantei muito, tenho voz afinada, cantava para amigos quando 'jovencita'e hermosa. :)
Chico Pinheiro, que faz entrevistas deliciosas, não perguntou a Carlinhos como era envelhecer, engraçado, não é? porque existem pessoas que só pensarm nisto?
Vejam a BB também, era linda, está feia, ela sim enfeiou, mas está na dela. Cada um faz o que bem entende.
Carlos Lyra nesta primeira foto tem um jeito de Fernando Sabino, eu não havia notado antes, na segunda é a cara de Chico, meu amigo, a terceira é do filme "Coisa mais linda", que eu ainda não vi, vou chorar muito, já sei. ai ai
Este post é uma continuação do de ontem sobre o tempo e Charlotte Rampling, digam o que acham.

E não esqueçam que hoje(dia 23)é dia de festejar Santos Dumond. Faz 100 anos que voou no 14 bis, leiam aqui.
Ele merece um post, mas não estou com tempo sobrando. Cara genial.

Ouçam Brigitte cantando aqui.

Aqui você ouve com outros intérpretes.

Maria ninguém.

Carlos Lira

Pode ser que haja alma melhor, pode ser,
Pode ser que haja alma pior, muito bem.
Mas igual à Maria que eu tenho,
No mundo inteirinho,
Igualzinha não tem.

Maria Ninguém,
É Maria e é Maria, meu bem.
Se eu não sou João de nada,
Maria que é minha é Maria Ninguém.

Maria Ninguém,
É Maria como as outras também.
Só que tem que ainda é melhor do que muitas Marias que há por aí,
Marias tão frias, cheias de manias,
Marias vazias do nome que tem.

Maria Ninguém,
É um dom que muito homem não tem.
Haja visto quanta gente que chama Maria,
E Maria não vem.

Maria Ninguém,
É Maria e é Maria, meu bem.
Se eu não sou João de nada,
Maria que é minha é Maria Ninguém.

Tum, tum, tum, tum, tum...

Maria Ninguém,
É um dom que muito homem não tem.
Haja visto quanta gente que chama Maria,
E Maria não vem.

Maria Ninguém,
É Maria e é Maria, meu bem.
Se eu não sou João de nada,
Maria que é minha é Maria Ninguém.

* Globo News, programa 'Sarau' com Chico Pinheiro.














Nenhum comentário: