segunda-feira, setembro 25, 2006

Blogagem coletiva sobre ética dia 25/09/06 Atualizada dia 26./noite.


Voto com ética. Posted by Picasa


“Entendemos ética como um conjunto
consensual de valores que influencia
os procedimentos dos indivíduos dentro
da sociedade, que é também dinâmico
e vai sendo mudado de acordo com a
evolução da comunidade.(Dias, Victor.2000, p188)*


Depois da blogagem coletiva sobre violência muitos me escreveram dizendo que gostariam de participar de novas blogagens.
É o momento de falar de ética, é o que está no ar.
Algumas pessoas discordaram, perdi amigos nesta parada - talvez por isso tenha sido difícil divulgar estes dias, fazer o boca a boca.
Quase tudo que lemos sobre ética é atacando políticos, especialmente os que estão no poder. Eu não apoio ninguém - exceto um candidato que eu acompanho há anos, está eleito, felizmente.
Acredito que vivemos um momento depressivo por estarmos todos desapontados e chocados com tudo que vemos diariamente na mídia.
Estive a pensar como esperneamos diante do comportamento anti-ético dos políticos, mas como somos tolerantes com pessoas que estão mais próximas, com pequenas atitudes sem ética: amigos, parentes, vizinhos - nós.
Vivemos numa sociedade que busca o prazer imediato, numa sociedade onde vale tudo para ser feliz e, neste vale tudo, a ética fica de fora muitas vezes.
Por que se o guarda nos pára por alguma infração oferecemos uma grana para uma cervejinha e achamos que nos demos bem por não levarmos uma multa? O vizinho que faz gato na TV a cabo é tido como o mais esperto, todos acham que ele se dá bem. O outro que furtou uma garrafa de vinho no mercado não fez nada de mais, o dono é rico, não fará diferença. Afinal, há ladrões em todos os escalões da República desde que o Brasil foi descoberto - pensamos. Copiamos um pedacinho de um texto de alguém e não dizemos, 'ninguém precisa saber', não seremos descobertos; a idéia original é de outro e eu digo que é minha, ninguém saberá...
É assim que funcionamos na maioria, não é?
É assim que ensinamos nossos filhos a serem anti- éticos e pensamos que não há mal nenhum nisto.
Precisamos mostrar aos nossos filhos que é preciso ser responsável, dizer mais não, precisamos dar mais limites, não comprar tudo que querem. É preciso ensiná-los que há regras/normas que devem ser cumpridas para se viver seja na família, na escola, no trânsito - na sociedade.
Mas por que somos assim? Por que somos flexíveis com alguns? No programa "Saia Justa" (Canal GNT) elas, estes dias, comentaram que se a polícia ameaça prender um filho nosso pego com maconha, não pensamos duas vezes em dar uma grana ao guarda para não colocá-lo numa cela cheia de bandidos. Por quê? Neste caso, há o medo de que ele sofra excessivamente - pode ser contaminado com AIDS, violentado sexualmente, seria um caso extremo, mas por quê?
Vinha pensando nisto quando Contardo Calligaris escreveu esta semana sobre o assunto, ele nos diz que separamos o ato do sujeito, vocês ficam com ele aqui e eu vou curtir uma prainha e já volto - estou brincando.
Não sou pessimista apesar de triste com tudo que assistimos, acho que todos estamos mais conscientes, não dá mais para cruzar os braços, deixar rolar, é preciso mudar o Brasil e só uma sociedade consciente pode fazer isto.

Mais Contardo aqui

Leiam mais aqui

Mais aqui

Aqui

*Aqui





Voto ético. Posted by Picasa


Quem está conosco nesta blogagem:

Lou
Lino
Regina
Luma
Guga
Euza loba
Sérgio
Do
Vera Fróes
Zeca

Camille
Marcos
Enoisa
Neto
Lizhy
Valérie
Tertu
Selma
Jacque
Meire

Alexandre Inagaki
Grace Olsson
Singular Mulher
Cláudia
Cristiane
Mani
Mércia
Monica
Uaipod
O Espírito da Idéia

PPRangel
Semiótica
Tina
Lia
Marmota
Nani
Ricarda
Denise
Karina
Teresa

Jeanne
Kafe roceiro
Visão
Fernanda
Fernando Sampaio
Clayton
Marcos
Bruna
Flávia
Fernando

Luci
Cláudia
Cláudio
Nilza
Saramar
Magui
Radar potiguar
Sweet

Nenhum comentário: