domingo, agosto 13, 2006

Fidel faz 80 anos.
















Foto Fidel em 1943, mais aqui na Galeria da Folha.



Fidel faz 80 anos. Esgarça uma utopia. Um mito admirável, mesmo quem não gosta dele- há muitos- têm que admitir que o homem tem garra. Não morrerá. Que futuro terá Cuba? Voltará ao que era antes da revolução? Pena que não fui conhecer, agora é tarde, é um dos lugares que teria ido se não fosse tão acomodada.

13/08/2006 - 09h46

Fidel faz 80 anos; imprensa publica primeiras fotos pós-cirurgia.

Publicidade
da Folha Online

As primeiras fotos do ditador cubano Fidel Castro desde sua cirurgia apareceram neste domingo, dia de seu aniversário de 80 anos, na capa da edição eletrônica do jornal oficial "Juventud Rebelde", acompanhadas de uma mensagem: "Sinto-me muito feliz".

Numa das quatro fotos, o líder cubano, sentado ao lado da cama, posa com a edição especial deste sábado do jornal "Granma", órgão oficial do PC (Partido Comunista) cubano, que traz o título "Absolvido pela história" --em referência a um de seus discursos mais famosos, conhecido como "A história me absolverá", proferido no julgamento que seguiu o ataque ao quartel Moncada, em 1952.

Outra foto o mostra em primeiro plano, ligeiramente sorridente, e as outras duas exibe Fidel falando por telefone. Está vestido com um casaco esportivo com as cores da bandeira cubana (branca, vermelha e azul).

São as primeiras fotos do chefe de Estado desde o anúncio de sua cirurgia, há duas semanas --em 31 de julho, Fidel cedeu provisoriamente o poder a seu irmão Raúl Castro, 75.

"A todos os que desejaram minha saúde, prometo que lutarei por ela", diz Fidel na mensagem divulgada pelo jornal.

Aniversário

"Queridos compatriotas e amigos de Cuba e do resto do mundo, hoje, dia 13, cheguei aos 80 anos de idade", começa a mensagem do presidente, que, em alusão à sua saúde, declara que "dizer que a estabilidade objetiva melhorou consideravelmente não é inventar uma mentira".

Fidel, no entanto, diz que "afirmar que o período de recuperação durará pouco e que já não existe risco algum seria absolutamente incorreto".

"Sugiro a todos que sejam otimistas e, ao mesmo tempo, estejam prontos para qualquer notícia adversa", acrescenta o líder cubano, que afirma que "o país marcha e continuará marchando perfeitamente bem".

Fidel Castro deseja "eterna glória" a seus companheiros de luta, "por resistir e vencer o império [EUA], demonstrando que um mundo melhor é possível".
Aqui tem galeria de fotos de Fidel, desde jovem.

Nenhum comentário: