sábado, junho 17, 2006

Mini conto. "Que mais?"



















Mini conto. "Que mais?"

Na escola quando a professora chamava Maria José ela odiava, queria se esconder. No início das aulas as crianças riam excitadas, baixinho, olhavam para ela. Em casa dizia à mãe: 'um dia eu mudo este nome! Por que me deu este nome? não sou homem!’
A mãe respondia com voz firme e calma:
-Não é nome de homem, minha filha, você tem este nome por que eu estava sofrendo um parto muito difícil, você quase morreu, fiz promessa à Virgem Maria, devia me agradecer estar viva...
Ela interrompia a mãe:
- Então, por que o José???
-Um dia você vai entender, escolhi José porque era o marido de Maria e eu queria que você fosse mais feliz que eu no casamento, você um dia encontrará um José, será feliz para sempre.
A menina dava as costas para a mãe, revoltada, queria os nomes normais das irmãs-Janete, Joana, Jacira, Jimena- todas com J, achava que a mãe não gostava dela, nunca gostou, não se conformava com o nome. Os irmãos também tinham J no nome, Juarez, Jairo, Jacinto, João, Jomar. Dez filhos, a mãe só parou de parir quando não tinha mais útero bom. Às vezes desconfiava que havia sido adotada, observava seus traços no espelho, comparava com o dos irmãos, tinham todos os olhos grandes da mãe, muito abertos, vivos, aplacava a dúvida por dias, até esquecer os olhos do espelho.
Casou, não com um José, encontrou um Antonio que era tão bom quanto o José, marceneiro, a mãe dizia:
-Foi a minha promessa, é por causa do seu nome, Antonio é uma benção.
E era, marido bom, trabalhador, amoroso, fiel, não tinha do que se queixar.
Ela é que não tinha sossego, vivia em dúvidas, queria sempre mais e mais, Antonio, na paz de sempre dizia:
- O que mais você quer, Maria? Nunca está satisfeita...
Ela beijava o marido com carinho, mas com o coração desejando estar em outro lugar, vivia sonhando.
Um dia chegou Maurício, jovem inteligente, perspicaz, não era bonito, mas tinha um raro e lindo sorriso, mãos grandes, como ela gosta- mão de artista- muito tímido, não falava dele, apenas soltava frases curtas e elaboradas. Maria se encantou. Maurício era irmão de uma amiga, passava dias na cidade, iria embora em breve. Maria sonhou com ele todos os dias desde o dia em que o viu pela primeira vez. Não teve coragem de trair Antonio, ele não merecia, nem ela, sabia que se tocasse em Maurício ficaria encantada para sempre, deixou que se fosse sem um único beijo, não se arrepende, ama Antonio.

Nenhum comentário: