terça-feira, maio 23, 2006
Alpinista, eu? um dia chego lá.
"Escalar um pico escarpado infligiria uma dor insuportável a uma pessoa comum, mas pode proporcionar um prazer inesquecível a um alpinista. Quanto mais alto, escarpado e difícil for o penhasco, maior a alegria e satisfação de desafiá-lo e conquistá-lo. As dificuldades na vida são como uma montanha escarpada. Se a pessoa encontra a felicidade apenas no conforto, evitará muito do que vale a pena na vida. Tal atitude é essencialmente negativista e escapista. Quando chegamos a tal ponto, o conforto é um período de descanso e não é acompanhado por uma grande dor nem por uma profunda alegria".
Nitiren Daishonin*
Será que um dia chego lá? estou longe de ser uma alpinista. Deveríamos todos nascer budistas:)
A minha amiga que está internada com infecção hospitalar é budista, os seus amigos têm certeza que ela vai sair desta bem e fortificada, fiquei impressionada com a convicção das duas com quem conversei, me deu até certa tranqüilidade, é de espantar a forma como eles vêem as dificuldades que passam, me disseram que Gi estará fortificada e viverá mais- prolongou a vida- depois do que está passando ( acidente onde foi atropelada pelo próprio carro- inexplicável- 3 cirúrgias na coluna, infecção hospitalar, bactéria no coração, dores terríveis, não dorme há mais de um mês, etc e tal)
Juro, se ela sair desta ilesa, como elas dizem, eu viro budista de carteirinha, vocês estão ai para testemunhar :) farei das tripas coração e aceitarei conceitos que eu não gosto nem de ouvir falar- arranha meu ouvido- como Karma. A minha dificuldade maior é quanto a estes conceitos, eu sempre lutei contra, na família inclusive o tempo todo. Fugi de religião desde que fiquei dona do meu nariz, quando menina era obrigada e odiava tudo que fosse religião- estudava em colégio de freiras, detestava freiras, missa, confissão. Acho a figura de Cristo bonita e importante, o cristianismo fundamental, mas o que os homens fazem com isto é que é terrível, manipulador- chega, já falei demais.
*Nitiren Daishonin nasceu no Japão em 1222, expressou de forma
concreta e prática a filosofia budista.
Assim é melhor, não é? :)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário