quarta-feira, março 08, 2006

Mulheres e violência.










Esta moça,Marie Trintignant, foi assassinada de forma cruel pelo namorado aos 41 anos.

Dia Internacional da Mulher
, dia de blogagem coletiva, Denise está nos convocando e eu não sei bem o que escrever.

A primeira coisa que penso é nas mulheres que sofrem maus tratos dos homens, mulheres com medo, oprimidas, submissas.
Outro dia ouvi alguém dizer que se a mulher apanha é porque gosta. É o tipo de raciocínio estúpido que me incomoda tanto que nem discuto, saio fora, alguém que pensa assim não tem empatia com outras mulheres, prefiro evitar. Minha amiga My (escutou também o comentário) respondeu, tentou argumentar, eu nem argumentei.
Nelson Rodrigues disse que as mulheres normais gostam de apanhar, mas Nelson Rodrigues era dramaturgo podia dizer qualquer coisa.
Estes dias vimos estampada na imprensa a foto de uma moça cheia de hematomas no rosto, é casada com um ator Global conhecido -atualmente em cena numa novela. Não me surpreendi com a grosseria dele, qualquer homem "pode" machucar uma mulher, basta ter mais força que ela. Aí é que pega, como sujeitos bem mais fortes do que as mulheres têm coragem de espancá-las? Ah, estava drogado, fumava maconha (ela disse que ele é usuário). E desde quando maconha faz alguém violento? eu desconheço alguém que tenha fumado maconha e tenha ficado violento, pelo contrário, a maconha deixa mais devagar, mais contemplativo.
Esta história me lembrou a morte da filha de Nadine e Jean Louis Trintignant, Marie, fiquei muito chocada quando soube, (Trintignant era um dos meus atores preferidos). Leiam aqui. O namorado que a matou espancando é um roqueiro famoso francês. Aqui tem mais.

Lembrei de duas pessoas ligadas à fama, pessoas que têm visibilidade, que estão na mídia, e penso nas milhares, milhões, de mulheres invisíveis que sofrem violência em silêncio com medo de serem mortas, com medo de que os trogloditas matem os filhos delas, existe um véu que encobre estas mulheres, e não falo do véu das muçulmanas, não, falo das outras, descobertas, que andam pelas ruas, invisíveis, em silêncio, com medo de denunciar os maridos, amantes, namorados.
Ah! dizem, é fácil, é só ir até a Delegacia das Mulheres... não é fácil, é preciso haver uma evidência de violência e muitas não têm.
Vocês sabem que há homens que batem na cabeça das mulheres porque assim não aparecem hematomas? eu já ouvi isto de um médico.
Não sei porque os homens batem nas mulheres, cada um tem uma razão para isto- como se pudessem ser justificados- mas uns estão sob efeito de álcool, de droga pesada ou são psicóticos- muitos aprenderam em casa com os pais a tratarem as mulheres desta forma, existe uma cultura que ainda persiste que subestima as mulheres.
Ontem liguei a TV Globo lá por 19:30 hs.
Em cena Fernanda Lima numa cama com um ator que não sei o nome, ela dizia que não o queria, estava preocupada com o pai que gemia ali perto-ouvia-se gemidos- não prestei bem atenção até que ele pega um revolver e coloca na cabeça dela dizendo que ela vai deixar ele fazer, ou acabar, o que ele quer, não disse exatamente isto, mas era por ai.
Isto na novela das 19:00hs da Globo, horário que as crianças vêem, aliás esta novela, que é intragável, é cheia de personagens esdrúxulos. provavelmente as crianças gostam, como não tem pé nem cabeça- é um 'Samba do crioulo doido'- crianças se identificam e gostam- Betânia, minha faxineira, diz que não entende, mas ri muito, eu não acho graça, nesta hora geralmente estou aqui no PC lendo vocês. :)
Acredito que o mundo seria melhor se fosse dominado pelas mulheres, somos mais generosas que os homens, prestamos mais atenção ao que há em nossa volta. Outro dia ouvi que somos assim porque desde o Homem primitivo, os homens saiam para caçar e as mulheres tinham que tomar conta dos filhos com muita atenção para que um predador não se aproximasse. Ué, pensei, mas eles caçando não tinham que ficar atentos a tudo também, para não serem surpreendidos nas matas?
Será que faríamos um mundo melhor para nossos filhos?
Será que iríamos tratar nossos homens com violência também? :)
Não existe nada que justifique a violência de qualquer espécie.


Aqui há uma nota sobre discriminação global contra mulheres






Os olhos de Marie estão tão tristes aqui...


2 comentários:

Anônimo disse...

Eu passo por isso a 4anos já denunciei mais sou
Fraca de mais covarde de mais ...
Moro fora do brasil tenho 23 anos e ele 32
Apanhei a minha gravides toda do meu primeiro
Filho pensei que quando ele nascesse iria
Mudar mais hj meu filho tem 3 anos to gravida
Novamente e ainda apanho ei não gosto de
Apanhar meu filho de 3 anos já sabe e fecha
A porta pra não ver ...eu tinha um sonho
De ter uma família não sei como sair disso
Já pensei em me matar mais eu penso no
Meu filho que ele precisa de mim .
Tenho medo ,vergonha por que ele faz isso cmg
Eu tento ser sempre perfeita não sei se o amo
Ou se só tenho medo ele me agride tanto fisicamente
Quanto piscologicamente por que já não
Me sinto feliz neim bonita ou legal ...

Laura_Diz disse...

Anônima. O seu problema é o de muitas mulheres, não se sinta mal por não conseguir sair disto. Se quiser posso te ouvir, poderá me escrever. Sou psicóloga, veja no outro blog: www.orientacaopsi.blogspot.com
Responda, onde preferir, que te mando meu e-mal.
Um abraço e força. Elianne(Laura)