sexta-feira, dezembro 16, 2005

Tão longe, tão perto.












Fico tão feliz quando vejo que Patricio, meu amigo chileno que vive no Caribe, esteve aqui! tão bom, gosto tanto dele...Apareça mais, meu querido. Mande notícias.
É interessante como algumas pessoas entram na nossa vida para sempre e mesmo de longe estão presentes com seu afeto, porque o afeto está em nós, podem estar a quilometros que sentimos o seu amor. Eu tenho alguns amores assim, felizmente. Amores plurais e generosos, coisa boa de viver, sem dor, nem mágoa, só amor. Ah! e os amores virtuais também, que vêem para ficar, " nunca te vi sempre te amei" breve escreverei sobre isto. Contardo Calligaris outro dia disse: "É melhor não conhecer quem amamos" não foi? pois é, vamos falar disto qualquer dia. :)


"CADERNOS DE SCLIAR
O escritor Moacyr Scliar, hoje um imortal da Academia Brasileira de Letras, escreveu um emocionado texto sobre "Os Cadernos de Guerra" de seu primo, o pintor Carlos Scliar que ganha exposição póstuma no Memorial Getúlio Vargas, Glória, Rio de Janeiro, RJ. Diz ele sobre os desenhos:"...É um comovedor documentário, que nos ensina a valorizar a paz, mas nos ensina também que a arte é uma grande e valiosa expressão da condição humana em tempos difíceis". Sabe do que fala e Carlos Scliar merece espaço. De 24 de agosto a 23 de dezembro".
Imperdível!!!
Scliar foi peça importante na minha vida, mesmo sem muito convívio minha vida girou em torno dele, estou misteriosa, mas tenho que ser, ele me ajudou e atrapalhou muito.
Conheci dois namorados através dele, além de João Bosco, que já contei no início do blog, com quem tive um 'affair', diria :)éramos quase adolescentes ainda, ou adolescentes, sei lá, uns 18 anos. João começava a procurar contatos, Vinicius de Moraes, ele contava. Gosto da música dele, toca violão divinamente, usava o violão de minha irmã em Cabo Frio, ele morava em Ouro Preto. Scliar passava seis meses em Ouro Preto, ou quatro, e os outros em Cabo Frio, tem lá a casa que virou patrimônio cultural, fundação Carlos Sciar, sua casa era ponto de encontro de intelectuais, tinha sempre novidades por lá, uma linda casa. A de Ouro Preto eu conheci com Fernando Bento, ficamos uns dias lá, um frio terrível, tinha D. Cecília e D. Mercedes que ficou minha amiga, gosto muito dela, nunca mais vi, tenho notícias de que ainda vive, tem uns 90 anos, uma negra gorda, afetuosa, uma mãe preta querida, tenho saudades. D. Mercedes é uma velha sábia, eu me consolava com ela das dores de amor, atualmente não tenho ombro amigo que me console snif snif.
tchau, bom dia para todos, chega de falar de mim, escutem a música ali embaixo, vale a pena.

Os desenhos de Scliar são ótimos, quem estiver por perto não perca.














Viva!!!!
O nosso blogueiro mais chic está de volta, eu estava sempre a pensar por onde andaria Guilherme, volta com seus posts maravilhosos.
Viva o Guilherme!!! vão até .
Jorge Pontual está avisando. tks, Jorge.
Eu cresci ouvindo Piaf, minha mãe adorava, ouvíamos naqueles discos de vinil pretos, radiola grande, faz tempo, ficou em mim, também adoro e me comovo.

Ouça aqui Edith Piaf cantando.Se preferir aqui tem mais.



Hymne à l'amour


Edith Piaf

Le ciel bleu sur nous peut s'effondrer
Et la terre peut bien s'écrouler
Peu m'importe si tu m'aimes
Je me fous du monde entier
Tant qu'l'amour inond'ra mes matins
Tant que mon corps frémira sous tes mains
Peu m'importe les problèmes
Mon amour puisque tu m'aimes

J'irais jusqu'au bout du monde
Je me ferais teindre en blonde
Si tu me le demandais
J'irais décrocher la lune
J'irais voler la fortune
Si tu me le demandais

Je renierais ma patrie
Je renierais mes amis
Si tu me le demandais
On peut bien rire de moi
Je ferais n'importe quoi
Si tu me le demandais

Si un jour la vie t'arrache à moi
Si tu meurs que tu sois loin de moi
Peu m'importe si tu m'aimes
Car moi je mourrais aussi
Nous aurons pour nous l'éternité
Dans le bleu de toute l'immensité
Dans le ciel plus de problèmes
Mon amour crois-tu qu'on s'aime
Dieu réunit ceux qui s'aiment

Acrescentado dia 18 de dezembro à noite:


Estou de luto, Guilherme do Primado do Opinante não está mais entre nós, um amigo contou, é com muita tristeza que dou esta notícia, ele era um homem tão lindo, sensível, coisa tão rara. Que pena! Não sei detalhes, quem colocou o Primado no ar foi um sobrinho dele que pelo jeito herdou a sensibilidade do tio. Não conheci Guilherme bem, nem pessoalmente, apenas pelo blog sentia a riqueza dele.
Aos amigos e familiares o meu lamento, quem conviveu com Guilherme com certeza ganhou muito, era inteligente e generoso, pelo blog a gente sentia.
Um triste fim de domingo. Que pena!

Nenhum comentário: