domingo, novembro 27, 2005

Nana Caymmi- a divina.














Eu gosto demais de Nana Caymmi,já chorei muito ouvindo aquela voz divina. Vi um show no Arpoador com meu filho pequeno nos braços e chorei muito, misto de dor e encantamento, ela riso aberto no palpo, voz que vem de dentro, entre risos e palavrões, desbocada, viva. Talvez eu a admire por isso também, sou contida, não consigo me soltar, por isso gosto de me soltar aqui e me divirto, vocês não conhecem o meu outro lado, sério e controlado.
Nana vive um drama pessoal barra pesado, tem um filho que mora com ela complicado, usa drogas, é preso de vez em quando, leia aqui o que acabo de achar. Ele sofreu um acidente há anos- lembro dela pedindo ajuda, fazendo shows para pagar o hospital para o filho que ficou um tempão em tratamento- não ficou normal, hoje vive em casa fumando sem parar. Difícil para ela e para ele.
Ela foi casada com o Gilberto Gil, mas este filho não é do Gil. Era casada com Gil na época dos festivais da Record, os mais velhos lembram dos dois.
Nana conta isto em entrevistas, por isso eu posso dizer aqui.




Nana Caymmi para mim está ao lado de Billie Holiday, Elis, Edith Piaf, Maria Callas, Bethânia e outras. Preciso fazer um post com Bethânia, afinal já namorei muito ao som da voz dela.


Ouça:Beijo Partido
Milton Nascimento

Sabe, eu não faço fé
Nessa minha loucura,
E digo: eu não gosto de quem
Me arruína em pedaços.
E Deus, é quem sabe de ti
E eu não mereço um beijo partido.
Hoje não passa de um dia perdido no tempo
E fico longe de tudo o que sei,
Não se fala mais nisso.
Eu sei, eu serei pra você
O que não me importa saber,
Hoje não passo de um vaso
Quebrado no peito
E grito:

Olha o beijo partido.
Onde estará a rainha
Que a lucidez escondeu, escondeu ...



Ouça:
Resposta ao Tempo


Aldir Blanc/Cristovão Bastos

Batidas na porta da frente é o tempo
Eu bebo um pouquinho pra ter argumento
Mas fico sem jeito, calado, ele ri
Ele zomba do quanto eu chorei
Porque sabe passar e eu não sei
Um dia azul de verão, sinto o vento
Há folhas no meu coração é o tempo
Recordo um amor que perdi, ele ri
Diz que somos iguais, seu eu notei
Pois não sabe ficar e eu também não sei
E gira em volta de mim, sussurra que apaga os caminhos
Que amores terminam no escuro sozinhos
Respondo que ele aprisiona, eu liberto
Que ele adormece as paixões, eu desperto
E o tempo se rói com inve.........ja de mim
Me vigia querendo aprender
Como eu morro de amor pra tentar reviver
No fundo é uma eterna criança que não soube amadurecer
Eu posso, ele não vai poder me esquecer
No fundo é uma eterna criança que não soube amadurecer




Canção em modo menor

Tom Jobim/Vinicius de Moraes

Porque cada manhã me traz
O mesmo sol sem resplendor
E o dia é só um dia a mais
E a noite é sempre a mesma dor
Porque o céu perdeu a cor
E agora em cinzas se desfaz

Porque eu já não posso mais
Sofrer a mágoa que sofri
Porque tudo que eu quero é paz
E a paz só pode vir de ti

Porque meu sonho se perdeu
E eu sempre fui um sonhador
Porque perdidos são meus ais
E foste para nunca mais

Oh, meu amor
Porque minha canção morreu
No apelo mais desolador
Porque a solidão sou eu
Ah, volta aos braços meus, amor

Uauuuuuuuuuuuuuuuuuuuu chegaaaaaa...ou é buáuuuuuuuuuuuuuuuuuu




Ouça: Não Tem Solução

Dorival Caymmi

Aconteceu um novo amor
Que não podia acontecer
Não era de amar
Agora o que vou fazer

Não tem solução
Esse novo amor
Um amor a mais
Me tirou a paz

Eu que esperava nunca mais amar
Não sei o que faço
Com esse amor demais



Ouça: Você não sabe amar

(Dorival Caymmi, Carlos Guinle e Hugo Lima)

Você não sabe amar meu bem
Não sabe o que é o amor
Nunca sofreu, nunca viveu
E quer saber mais que eu

O nosso amor parou aqui
E foi melhor assim
Eu esperava e você também
Que fosse esse o seu fim

O nosso amor não teve querida
As coisas boas da vida
Foi pra nós
Para você
E bem melhor pra mim

O nosso amor parou aqui
E foi melhor assim
Eu esperava e você também
Que fosse esse o seu fim

Nenhum comentário: