sábado, julho 09, 2005

Festa de literatura em Parati.


Clarice, sempre Clarice. Posted by Picasa


Acaba amanhã a Festa Literária Internacional de Parati, este ano homenagearam Clarice Lispector, maravilha, Clarice foi uma escritora extraordinária.
Esta festa tem sido um sucesso, ano passado Chico esteve lá, foi uma tietagem só, este ano temos nomes como Ariano Suassuna, Arnaldo Jabor, Cristovão Tezza, Jô Soares, Luiz Alfredo Garcia-Roza, Roberto Schwarz, Salman Rushdie , como vêm uma festa de peso.

Garcia Roza Posted by Picasa

Garcia Roza foi meu professor na PUC, eu acabara de entrar, andava depressiva, ficava horas olhando as borboletas da mata próxima e não entendia as aulas dele, era muito lindo, tem uma voz impar, grave, fazia um sucesso enorme com as moças, eu era apaixonada por outro professor, o Salomão, fiz todas as matérias que ele lecionava, fiquei ótima em psicopatologia. A matéria do Garcia Roza era, acredito, Filosofia da Ciência, ou coisa parecida, eu tranquei no meio do ano e mais tarde fiz com outro professor, desta vez eu assisti as aulas, as do Garcia Roza eu perdi, uma pena, se pudesse voltar atrás... Hoje ele é um escritor de livros policiais, faz sucesso, li “O perseguido” e gostei, escreve com clareza, tem suspense, surpresa no final, ingredientes básicos para um bom policial, muito diferente da lembrança que tenho dele, aliás, não sou só eu que tenho esta idéia dele, rio muito com minhas ex colegas quando lembramos dele, a sala ficava abarrotada de jovens, todas apaixonadas, era engraçado. Depois casou com uma psicanalista minha conhecida da sociedade psicanalitica, ela era sobrinha do Horus Vital Brasil, uma bela mulher, muito elegante, a vi há algum tempo na TV, é uma bela senhora, hoje também escritora, Lyvia.
Vi na Tv um escritor angolano José Eduardo Agualusa, que esteve na Flip do ano passado e é muito elogiado por Caetano Veloso, ele diz que o trabalho dele tem antes de C. e depois de C. C de Caetano.
Ele disse:"o passado é como o mar nunca sossega". Perfeito.
Fui conferir e encontrei um belo conto. Vejam como escreve bem, uma beleza, dá prazer descobrir escritores como ele.

Por hoje chega de conversa fiada, Flávio não implique comigo, mas o angolano também é um pedaço de homem.


Agualusa Posted by Picasa

Bom dia.

Nenhum comentário: