quinta-feira, junho 02, 2005


Tal pai, tal filho? Cuidado... Posted by Hello

Conversando com pais.

Sábado fiz palestra para funcionários do Colégio Marista, estava ansiosa, pois seria a primeira palestra para homens, eu estou acostumada a falar com mulheres, homens são sempre minoria, desta vez as mulheres eram minoria. Eram funcionários de limpeza, gente simples que passa o dia com vassouras nas mãos e possivelmente invisíveis para a maioria dos alunos e professores. Falei da pesquisa feita por um psicólogo de S. Paulo sobre isto.
Escolhi falar sobre filhos em geral, não apenas adolescentes, comecei falando da mudança da dinâmica do casal com a chegada do filho, aproveitei para falar da relação mãe/ filho, da exclusão que os homens sentem neste período, do prazer que a mulher tem em estar com o filho, amamentar, da dificuldade em fazer sexo, e de que é preciso inserir o homem nesta relação. Muitas mulheres excluem os pais criando problemas sérios para os filhos mais tarde.
Então falo do educar, dos nossos pais como modelos, do perigo de repetir sem consciência, que é preciso saber o que fazemos, poder parar para pensar nas nossas dificuldades, nos afetos presentes na nossa relação com os filhos. Depois falo das dificuldades em colocar limites, de castigar ou não, dos problemas infantis como sintomas do desequilíbrio do casal, etc e tal. Naturalmente falo de forma muito clara, como gosto, sem rebuscar. Gostaram muito, vieram me cumprimentar e agradecer depois da palestra com alegria nos olhos- sempre mostro a importância de ser pai e mãe e o quanto é difícil ser bom pai e mãe, ser pai é fácil, ser bom pai é muito difícil.
Fiquei muito feliz.

Bom dia!
Namastê.

Nenhum comentário: