domingo, maio 08, 2005

Dia das Mães...

Estive pensando no que escrever para as mães estes dias, só tive pensamentos dispersos, sou assim para escrever, tenho pensamentos vagos, só consigo colocar em ordem no ato de escrever.
Esta noite tive um sonho que se repetiu quando estava grávida, vejam como é o inconsciente, sonhei que estava começando a ter dores do parto e ainda não havia preparado a bolsa com as coisas do bebê para levar para o hospital. Tive várias vezes este sonho quando estava grávida, que sufoco, é aflitivo, no sonho eu já com dores pegava as roupas do bebê nas prateleiras achando que não estava tudo passado, limpo, como deveria estar.
Acredito que ser mãe é ter este sentimento de que estamos em falta, há sempre algo que gostaríamos de fazer e que, como não somos super mães não fazemos.
Lucia disse outro dia que “ter um filho é ter saudade no instante seguinte”, é por aí, falta-nos algo, estar grávida é não estar com esta falta.
Ser mãe é olhar, é saber olhar, toda mãe boa sabe olhar, vê o que seu filho precisa e supre esta falta. Ser mãe é deixar de olhar o seu próprio umbigo, é crescer, é aprender a dar. A maternidade nos faz mais generosas, mais bonitas por dentro.
Como vocês sabem vivo só com os dois filhos adolescentes e hoje ao acordar recebi o melhor presente que uma mãe pode receber, meu filho mais velho, que faz 17 anos dia 30, deixou na minha porta de madrugada um cartão onde diz que sou "a melhor mãe do mundo não apenas por ser legal, amiga,generosa, companheira, etc, mas por ter nos educado muito bem e é o mais importante para uma mãe. Eu te amo!" são as palavras dele, não é o melhor presente do mundo? um filho, um rapaz de 17 anos te dizer isto!?
O outro de 15 anos, acordou agora e me deu um cartão que fez há dias, manteve em segredo, diz que eu sou uma super mãe, imaginem... desenhou uma super heroína no meio da sala, dando ordens- é autoritária a mãe super heroina, com ele tenho que ser mais dura mesmo, é muito danado. E eu achando que estou sempre em falta... pois é, ser mãe é mais ou menos isto para mim.

Quero deixar meu abraço para as minhas amigas virtuais mães, aquelas que eu sei que são mães, e que já percebi o cuidado com os filhos, Lucia, Leila, Marilia, Denise, Mani e as outras que estão aí quietinhas,e também para as amigas não virtuais, amigas de uma vida toda, as Anas, as Marias, e tantas outras.

Este desenho de Glauco é engraçado, não acham?


Mães... Posted by Hello

Feliz dia das Mães!

Nenhum comentário: