Hoje vou a Porto do Mangue, aqui no litoral do Rio Grande do Norte, lá no norte, mesmo, fica a mais de 200 km. Fui convidada para fazer palestras pela empresa Camanor, de um suiço, que possui três fazendas de camarão aqui no RN. O motorista da empresa me leva, o que é um conforto.
Fico ansiosa com viagens, qualquer viagem.
Falarei de adolescentes e filhos em geral. Deixo aqui hoje uma amostra do que eu falo, falo muito, de todos os problemas possíveis vividos por adolescentes, surgem da platéia alguns temas, é muito estimulante. Amanhã volto, quando chegar conto como foi.
Bom dia! Namastê.
Adolescência. O que é a adolescência?
Vamos tentar lembrar como foi a adolescência de cada um, fica mais fácil lidar com nossos filhos se nós nos lembrarmos como foi a nossa vida na adolescência. É difícil esquecer uma época com tantas mudanças.Você foi um adolescente com dificuldades com seus pais? Como eram seus pais? Você acha que eles foram bons pais? Eles eram muito duros com você ? Eram amorosos? Você conseguia conversar com eles as suas dificuldades, falar de seus desejos? Reclamar do que achava injusto?
Vamos imaginar que seu filho está pensando nestas questões neste momento da vida dele e que vocês também estão se perguntando se têm sido bons pais (bom pai, boa mãe).
Quando nossos filhos são ainda crianças eles nos amam sem questionar nada, acreditam em tudo que dizemos, temos autoridade diante deles. Mas o que acontece lá pelos 10/11 anos quando começam a entrar na adolescência?
Os pais não são mais maravilhosos, os filhos ficam “do contra”, implicam com a mãe, com o pai, com os outros irmãos ...Se você diz algo que não concorda ficam com muita raiva , explodem às vezes de raiva e nós ficamos surpresos e assustados com aquele filho que até pouco tempo não dava trabalho nenhum, era tão amoroso... Por que esta mudança tão radical?
Vamos entender o que acontece com um adolescente:
1. O que é ser adolescente?
O adolescente é aquela pessoa que não é mais criança, mas também não é ainda adulto, está dividido entre estes dois mundos: o mundo da criança e o mundo dos adultos. O mundo da criança era seguro, os pais cuidavam dele, não exigiam muito além daquilo que se espera de uma criança: que seja obediente, vá bem na escola, durma na hora certa...cada família tem seu jeito de criar as crianças e elas não questionam. O adolescente em alguns momentos é tratado como adulto, em outros como criança pelos pais, p ara algumas coisas já tem idade, para outras ainda não têm idade. Os pais ficam confusos e o adolescente também. No mundo dos adultos é preciso ter responsabilidades, compromissos, seriedade, e o adolescente está neste meio termo, precisa ser mais responsável mas muitas vezes ainda não está maduro para assumir compromissos. Alguns jovens passam da infância para o mundo adulto sem serem adolescentes, isto acontece quando são obrigados a assumir responsabilidades muito cedo, quando precisam trabalhar, quando casam muito cedo.
As crianças entram na adolescência geralmente depois dos 10/11 anos, fase que chamaos de puberdade, as meninas antes dos meninos.
O que faz com que uma criança deixe de ser criança para ser adolescente?
As mudanças em seu corpo, em seu pensamento. Todos vemos como o corpo dos adolescentes se modifica rapidamente, mas o por que esta mudança tão grande? Aparecem pelos onde não havia, as meninas têm a primeira menstruação, crescem seios, o sexo se modifica, ficam bem mais altos. Tudo isto vem dos hormônios sexuais que o corpo passa a fabricar. Estes hormônios deixam os jovens preparados para serem pais ou mães. Nos meninos os testículos aumentam e fabricam os espermatozóides e nas meninas os ovários guardam os óvulos. Quando se une o óvulo com o espermatozóide temos um futuro bebê. A partir da adolescência os jovens estão prontos fisicamente para serem pais.
Estas mudanças, às vezes, são tão grandes e tão rápidas que. os pais estranham o próprio filho e então começam os problemas.
Não é possível ditar regras de como lidar com os adolescentes, mas é possível mostrar para vocês que vocês mesmos são capazes de lidar com seu filho adolescente mesmo numa situação difícil. Toda dificuldade deve ser superada.
O adolescente sofre lutos: pelo corpo infantil, pelos pais infantis, pelo mundo infantil, onde os jogos, as brincadeiras tinham um espaço maior. Ele não sabe como ficará o seu corpo,até onde irá crescer, precisa deixar seus bonecos para aprender a se relacionar com um/a namorada. Há uma enorme exigência quanto ao físico, os estudos, o trabalho. Até o pensamento do adolescente muda, passará a questionar tudo e todos. Entrará no mundo da subjetividade.
Lembre-se sempre que seu filho está precisando se afirmar como gente, deixar de ser criança , ser diferente dos pais , por isso ele é assim tão difícil, ele sofre mais do que vocês , com certeza .
Nenhum comentário:
Postar um comentário