quinta-feira, março 08, 2012

Um dia para mulheres muito especiais






Hoje acordei pensando nas mulheres admiráveis que conheci. Não falo das famosas, mas das anônimas.

Mulheres que passaram a vida na luta para terem uma vida digna, educarem os filhos- muitas sozinhas, aliás, quantas delas passaram a vida sem um homem, porque há poucos homens à altura delas, que as acompanhasse, companheiros de vida- incomodam aos fracos. Algumas sim, têm seus pares, o que traz mais conforto nas horas de dúvidas, de cansaço.

 Penso desde o Rio, década de 70. Mulheres como Vitória, Cinézia, Betânia, Aparecida, Auxiliadora, Cristiane... algumas vieram da pobreza, do abandono, ou quase.

Todas começaram na casa de desconhecidos, limpando e dando conforto e, aos poucos, também tendo mais do que o básico para viver.

Vitória, hoje aos 80 anos, por ai, ainda limpa salas de psicanalistas, apenas para não depender apenas do filho que é funcionário de uma grande empresa multinacional.

Cinézia, com a mesma idade de Vitória, também sai diariamente às três da tarde e volta às dez da noite, numa instituição de ensino de psicanálise onde trabalha há mais de 40 anos- as outras eu conheci aqui em Natal, limpando minha casa.

Tenho grande respeito por todas.

Outras são as amigas queridas, muitas virtuais. Não citarei nomes porque, com certeza, esquecerei de várias, são tantas...

Para vocês, mulheres incríveis, o meu abraço forte hoje. Que o ano que vem a gente se encontre de novo por aqui.

Nenhum comentário: