quarta-feira, dezembro 29, 2010

Um dia e meninos- os meus e os outros


Foto piscina hotel na Grécia- o ideal, né?:)


Texto autorreferente, se não gosta de mim- please, feche a página e não volte mais. Siga seu caminho que seguirei o meu. Bye, bye.


Amo silêncio, vocês sabem. Agora, por exemplo, escuto a máquina de lavar da vizinha batendo- só às quartas. Aqui, quando os meninos estão, é dia sim, dia não. Máquinas de lavar roupa são imprescindíveis, mas incomodam. Ah! Esqueci de dizer que a minha tem mais de 20 anos,é barulhenta também porque é antiga- uma Brastemp que vai durar muitos anos. Tenho também uma geladeira da mesma marca que tem também mais de 20 anos- reformei, ficou novinha por fora. Os técnicos dizem que são melhores do que as atuais- acredito, nunca teve problema.

O vento não está fazendo úuuuuuuuuuuuuu é melhor, me sinto bem, apenas mexe com as folhagens.

Ando cansada, foi um ano super difícil por muitas razões. Os filhos estudando muito, eu tendo que fazer tudo aqui- eles não tinham tempo- ou estavam exaustos. Muita tensão- ano de vestibular é insuportável, você tem que apoiar o filho que faz a prova, melhorar a autoestima dele, estas coisas- e as dúvidas? Que curso fazer? Escolheu arquitetura,que tem muita concorrência- mas foi coerente- acha que é o que prefere- se não passar, ainda não saiu o resultado final, talvez pense em outra coisa. É muito criativo, puxou a verve criativa da família de minha mãe, somos ligados em arte, estética: minha mãe, eu, Carlos, irmão, minha irmã também gosta de escrever, meu tio José era escritor sem publicar. É o problema da família, escrevem e não publicam. Mi madre tiene un romance listo. Ganó un premio literario con un cuento también.

Por que em espanhol? Para brincar, ela é neta de, e gosta de ablar asi. Solta frases .

Depois que sofri aquela agressão aqui no condomínio, eu deixei de ir à piscina- deu bloqueio- não só à piscina- não tinha vontade de sair- foi muito forte o que senti- juntou com outras violências sofridas em outras fases da vida e algo rompeu. Evito ainda sair, coisa que nunca tive antes. Devo ter ficado com medo de gente- acho que muita gente é assustadora mesmo- tenho visto por ai. Percebo em mim também quando fico zangada que sou capaz de ferir.

Fui à piscina ontem e anteontem. Na segunda foi jóia- era cinco horas da tarde, ninguém lá- li um pouco e fiz uma hora de exercícios. Ontem havia uma dezena de crianças lá fazendo farra e uma festa no espaço de lazer, que por sorte é do outro lado da rua. As crianças gostam de mim, é bom, me respeitam, se preocupam em me agradar e eu converso com eles- ano passado alguns fizeram ginástica comigo- ontem uma menina, que só está aqui nas férias, lembrou. Mas tem coisa mais chata que criança alvoroçada em piscina? Eu as tranquilizo, puxo papo, perguntam meu nome, eu também pergunto, chamo pelos nomes.

Esperei a meninada sair para comer bolo- e entrei, cinco minutos depois estavam de volta. Ai eu disse: Agora é minha vez de fazer meus exercícios e eles foram entrando sem pular, me respeitando. A piscina é pequena- acho um absurdo um condomínio deste padrão- não é de classe A, mas é muito bom, com uma piscina de fibra pequena. Por que é assim? Ninguém usa além das crianças. O povo daqui não pega sol, nem cai na água- eu já havia percebido isso em outros 2 lugares onde morei. Mas não é só aqui, no Rio, no condomínio maravilhoso, ‘Quintas e quintais’, onde eu ia, havia só crianças, babás, mães de pequenos na piscina, os adultos tomavam cerveja- os homens- nas mesas. Havia um clima de entrosamento social- as mulheres chegavam na hora do almoço, ou não. Um dos lugares que tenho saudade do Rio é de lá. Que lugar privilegiado! Uma amiga mora lá. Tem mais de uma piscina, mata Atlântica para você caminhar, recantos silenciosos- eu fazia yoga próximo a árvores seculares- uma delícia- curti muito. A maioria nem desce para caminhar ali.

Carioca gosta de caminhar na praia, ali sim, fica cheio, vocês sabem, pois eles têm fama de viver na praia- eu ia muito lá, depois das 3 h, uma delícia, a galera da manhã já saindo, ótimo. Aqui não consigo ir só. Tem muito casalzinho, muito italiano com acompanhantes. E, no lugar que eu gosto mais de ir, parece que anda poluído- digo parece, porque alguns dizem que não- perto do Morro do Careca- e de tarde o mar sobe agora, anos atrás não subia daquela forma. Viram Cabo Frio? Era a maior praia que eu conhecia- extensão de areia- maravilhosa, branca... A primeira vez que vi a praia de Cabo Frio sofri um impacto diante da beleza, do contraste do azul com o branco- inesquecível Agora há um trecho onde sumiu a praia. A costa está acabando também dizem os aterrorizados com o aquecimento global- outros dizem: É processo natural, sempre foi assim, a Terra sofre mutações constantes. Quem tem a razão? Não sei.
Hoje vou trabalhar, é preciso, eu gosto. Nada de piscina. Ah! Pela manhã eu não consigo ir, é muito quente desde cedo.

Falei com meu filho via chat ontem, às vezes ele liga, não é caro. Torçam por ele- está em San Francisco e precisa trabalhar para se manter. Ficará 4 meses com visto e permissão para trabalhar. Alguém ai tem um contato na Califórnia?

O outro está em São Paulo, agora no interior, me liga antes de dormir- tão querido, eu já estava dormindo nas duas noites- mas não ligo, quero ouvi-lo.

Agora vou fazer meu arroz integral, há dias que como peru, salada e chester, além de doces que sobraram da festa de natal- é preciso fazer uma desintoxicação agora. É assim que eu funciono.
Até mais.
Não reli para não ficar mais aqui, preciso fazer outras coisas.

Um comentário:

Marcello Jardim disse...

Bom saber de você,Elianne! Obrigado pelo prazer da leitura.
Abração e um feliz 2011!