segunda-feira, maio 31, 2010

Morreu Mme Louise Bourgeois : Que viva sua obra!






























Morreu a escultora mais famosa do mundo, Louise Bourgeois. Aqui um vídeo sobre ela.

Outro vídeo aqui.


Do arquivo:


Outro dia me deparei com uma escultura de Louise Bourgeois e quis mostrar aqui, eu vi numa Bienal, não sei qual, em São Paulo, é uma aranha gigante imensa, que ela chama de "Maman". Louise é uma mulher muito interessante, uma vez li uma longa entrevista dela, acho que na Folha e guardei, aquelas coisas, não sei mais se ainda tenho com estas mudanças todas, ela fala de inconsciente, desejo, relação com os pais. Tem um livro " Destruição do pai/ Reconstrução do pai" é da Editora Cosac Naify com ilustrações. A Publicação é de ago. 2001. Vi aqui. Não conheço o livro, infelizmente. Vocês conhecem?




















Encontrei este site que é um barato, imaginem, um site que tem biografias de mulheres que passaram dos oitenta anos! É de Portugal, há mais portuguesas lá. Mulheres vivem mais, são longevas (gosto desta palavra).




Mais Louise Bourgeois :

http://www.limbicnutrition.com/blog/archives/2004_04.html
http://www1.uol.com.br/bienal/23bienal/especial/pebo.htm
http://www.arthistory.sbc.edu/artartists/illusbourgeois.html

Desenho
http://www.fantasyarts.net/Louise_Bourgeois.htm

2 comentários:

Anônimo disse...

Vou confessar minha ignorancia: conhecia a obra, mas nao sabia nem de longe o nome da escultora. Tenho que falar baixinho, acho que sou a vergonha da familia de artistas e colecionadores. Cada qual comseu cada qual,mas familia, ja viu ne? Obrigada pela informação.Vou aproveitar para dar uma de entendida na proxima reuniao familliar.
Bjos,
Cam

Jorge Pinheiro disse...

Uma perda irrepararável. Uma vida plena. Vi a exposição dela na Tate Modern. Vou-lhe mandar a foto igual à quem tem aqui, mas tirada por mim.