segunda-feira, março 01, 2010

A nova funcionária renova






Quando Dra Zilda Arns morreu no Haiti, eu contei para a minha empregada:

- Ela era muito importante, muitas crianças estão vivas por sua causa. Uma pena ter morrido neste terremoto- estava lá, foi fazer palestra.

Ela:

- Morreu de susto?

:) esta é a minha nova empregada.


Sexta limpava as frestas do sofá com um pano, minha mãe observando diz:

- Aqui tem muita poeira, entra até nos nossos pulmões.

Ela:

- É verdade, até no pulmão do sofá está cheio de pó.


Esta é a nova funcionária. Diz cada uma... preciso gravar.


Fala o dia todo. Há horas que, perturbada, digo de longe: Está falando com quem?

- Com o pano de chão.

- Mas pano de chão não ouve.

- Não faz mal, eu falo para não esquecer o que tenho que fazer.


Está sempre ansiosa, dizendo o que fará em seguida:

- Vou cortar a cebola, pegar a carne...


Sexta eu me cansei e olhe que de manhã fui à piscina.

Ela pergunta tudo:

- Está roupa é para lavar? (roupa dos meninos largadas pela casa)

- Isro eu guardo onde?

Respondo:

- Deixe pra lá, A, vá se arrumar para ir embora, eu não sou escrava de casa. Eles guardam depois, eu levo para cima depois.

- Ah! Mas é tão bonita esta casa, precisa ficar arrumada, tão bom casa arrumada...

E sobe, já pronta para sair, levando as roupas que precisam ser guardadas.


E vai por ai dizendo que o chão está limpo e hoje nem precisou passar cloro...

Eu controlo o uso da água sanitária- exagera- o cheiro me dá dor de cabeça- coloca pura nos banheiros, estas coisas.


Ela é excepcionalmente limpa. Me obriga, ou me estimula, a deixar a casa em dia- hoje lavei roupas, passei pano no chão da cozinha. Fora os cuidados com a higiene dos gatos, cão... Cuidar das plantas. Aqui não tem feriado- todos os dias trabalho.


Gosto demais desta maluca. E é sensível- fica com lágrimas nos olhos sempre que ouve algo comovente. Chorou quando chorei outro dia. Bom tê-la aqui. Mas fala... Putz! Ah! Eu lhe dou chá de camomila de manhã- já habituou a fazer. Sexta acabou, fiz de erva cidreira. Não adiantou, estava demais sexta- problemas com filhos- nem conto quantos problemas tem. E vive cantando e é bonita, sai toda formosa daqui- limpa e cheirosa.



2 comentários:

angela disse...

Melhor é impossivel...rs
beijos

Anônimo disse...

Adorei conhecer um pouco mais a sua funcionária.
Beijinhos
madoka