sábado, agosto 01, 2009

Por que somos invisíveis? Arquivo 2005


Magritte  Posted by Hello


Falei sobre a sensação de ser invisível para os homens a partir de um certo momento, vários comentários acrescentaram novas questões, é um tema que devemos voltar a pensar.
Mulheres grávidas passam a ser invisíveis, mulheres feias, gordas, magras demais, velhas, todas que estiverem fora do padrão não são vistas.
Pois é, mas será que só as mulheres são invisíveis?

Há uma trabalho de um psicólogo brasileiro que se misturou entre garis e percorria os corredores da universidade onde estudava como um servente, cruzando com colegas e professores e descobriu que ficou invisível. Ninguém o identificou, ninguém olhou para ele.

A pobreza é invisível porque nos dói, então é mais fácil não vê-la, a dor do outro...
Calligaris tem um belo artigo (2004) sobre isto, uma vez foi abordado por uma mulher que pedia dinheiro, ele estava no telefone, curvado, sofrendo com o que ouvia e ela continuou, insistindo sem vê-lo.

Portanto, não só os pobres, as mulheres fora do padrão da mídia, são invisíveis.

O que aconteceu com o nosso olhar? Olhamos com pré-conceitos, não aceitamos as diferenças, somos intolerantes, tememos o diferente, excluímos. Nosso olhar é impenetrável e cruel.

Que mundo estamos deixando para nossos filhos e netos?

Voltarei ao tema falando das relações entre homens e mulheres. Hoje ainda estou esquisita, muito dispersa.
Prefiro hoje deixar que vocês falem mais.

PS: Este texto é de 2005...

Um comentário:

Luiz Vita disse...

Laura,

Eu também penso muito na questão da invisibilidade. Sinto que as pessoas mais humildes querem se tornar invisíveis por vergonha de seu estado. Eu gosto de conversar com essas pessoas sempre que posso. Puxo converso, pergunto da vida. E recebo respostas incríveis...

beijos

luiz