quarta-feira, julho 15, 2009

Questionário Proust e eu






Questionário Proust

O Questionário Proust não é de autoria de Marcel Proust, o escritor famoso, mas ficou conhecido quando ele respondeu às perguntas na infância e na fase adulta.
No livro da Françoise Sagan, que li faz pouco, ela responde. Já não lembro mais o que ela disse... tsc tsc tsc ai memória...

Vou responder porque adoro estas brincadeiras e gostaria que vocês também respondessem. Que tal? Eu mudo muito, esta resposta estou dando agora, amanhã poderá ser outra :)


1. Qual é sua maior qualidade?
Solidariedade.

2. E seu maior defeito?
Desconfiança.

3. A coisa mais importante em um homem?
Saber estar com você em todos os momentos.

4. E em uma mulher?
Ser acolhedora- talvez o mesmo que eu espere de um homem.

5. O que você mais aprecia nos seus amigos?
Saber que mesmo longe torcem por mim e me amam.

6. Sua atividade favorita é...
Olhar as nuvens de dentro de uma piscina, ou a lua... Contemplar.

7. Qual é sua idéia de felicidade?
Estar em paz com meus filhos e me sentir amada- confortada.

8. E o que seria a maior das tragédias?
Perder seres amados. Não gosto nem de pensar nisto.

9. Quem você gostaria de ser, se não fosse você mesmo?
Uma missionária, tipo Dra Zilda Arns, Madre Teresa de Calcutá. Gostaria de ser desprendida e generosa.

10. E onde gostaria de viver?
Onde estiverem meus filhos com dinheiro para viajar para Rio, São Paulo e Paris.

11. Qual sua cor favorita?
Vermelho e preto. Isoladas? Preto.

12. Sua flor?
Papoula- uma flor da infância: frágil e bela.

13. Um pássaro?
Um gaivota para estar sempre perto do mar.

14. Seus autores preferidos?
Raduan Nassar, Javier Marias, Clarice Lispector, Freud, os clássicos russos, Camus, M.Duras ... muitos

15. E os poetas de que mais gosta?
Fernando Pessoa, Neruda, Drummond, Mario Quintana...Não sou grande leitora de poesia, apesar de gostar.

16. Quem são seus heróis de ficção?
Super homem- pela cena em que abre a Terra para salvar a amada.

17. E as heroínas?
...

18. Seu compositor favorito é...
Francisco Buarque de Holanda.

19. E os artistas que você mais curte?
Marlon Brando, Raul Cortez, Antonio Gades...

20. Quem são suas heroínas na vida real?
Dra. Zilda Arns, Madre Teresa, e todas as mulheres invisíveis que sobrevivem com garra sozinhas cuidando de filhos.

21. E quem são seus heróis?
Gandhi, Martin Luther King...nesta linha.

22. Qual é sua palavra favorita?
“Eu te amo”.

23. O que você mais detesta?
Hipocrisia.

24. Quais são os personagens históricos que você mais despreza?
Hitler, Adi Amin, Mussolini, estes caras...

25. Quais os dons da Natureza que você gostaria de possuir?
Cantar, nadar, voar :)

26. Como você gostaria de morrer?
Em paz e sem saber da dor dos filhos.

27. Qual seu atual estado de espírito?
Triste- perdi uma gatinha que eu amava faz dez dias - sumiu.

28. Que defeito é mais fácil perdoar?
Ignorância.

29. Qual é o lema da sua vida?
Viver em harmonia com todos.

30. Você seria capaz de matar alguém?
(Esta pergunta está no livro da Sagan, mas não vi na internet.
Espero nunca chegar a uma situação limite que me obrigue a matar para não morrer ou salvar alguém. Acho que mataria para salvar meus filhos.


Aqui o Questionário de Pivot, que eu já respondi, gosto mais.


Foto de Man Ray- Proust em seu leito de morte.

Antonio Gades

5 comentários:

Anônimo disse...

Diz, que linda e curiosa postagem. Com a Tertúlia tumultuada pela falta do Mister Linky´s que nos deixou na mão, estou correndo, mas voltarei com calma para saborear toda ela! Parabéns!
Bjs

Ana R. disse...

Que ótimo! Eu assisto o programa de vez em quando e sempre me coloco no lugar do entrevistado e do entrevistador, no sentido de formular e responder minhas próprias perguntas...É divertido. Já ouvi respostas maravilhosas...
Abs.
Ana R.

Diogo disse...

26. Como você gostaria de morrer?
Em paz e ter os meus filhos bem.

Anyhow:

No Daily Show - A nossa única hipótese como país é o Osama bin Laden colocar e detonar uma grande bomba nos Estados Unidos

Jon Stewart: Ontem à noite estava a ver o programa do Glenn Beck na Fox News. Ele estava a falar com um ex-analista da CIA, Michael Scheuer, sobre como esta Administração não nos está a proteger dos terroristas… E depois ouvi uma coisa tão demente que ia caindo…

Michael Scheuer: A nossa única hipótese como país é o Osama bin Laden colocar e detonar uma grande bomba nos Estados Unidos. Só o Osama é capaz de executar um ataque que obrigue os americanos a exigir que o Governo os proteja.

Jon Stewart: Mas que m… foi aquela? E, já agora, sabem o que é fascinante na nossa cultura? Aposto que censuraram quando eu disse merda. Porque o Governo Federal decidiu proteger-vos e aos ouvidos dos vossos filhos desse tipo de linguagem. Entretanto, o gémeo malvado do Pai Natal [Michael Scheuer]... está à vontade para propor um massacre de americanos, para conseguir apoios para o programa de segurança dele.

Jon Stewart: Pois, aquele bin Laden é um desmancha-prazeres! Quando não queremos que ele mate americanos, ele mata, e quando queremos, não mata. É um parvalhão! E quando ele detonar uma bomba na América, esperemos que não seja nas partes "boas e verdadeiras".

Vídeo

Pat. disse...

Boa Laura!
Vou colocar o questionário lá no blog e responder...
Bj!

Pat. disse...

Como é legal encontrarmos as identificações, né? Explica tanta coisa...
Bj!