quarta-feira, julho 29, 2009

Cinco anos blogando e ...





Este post eu fiz em março de 2005, uma semana depois de criar o blog. Ainda está valendo.
Algumas pessoas não são mais amigas virtuais, outros até hoje estão por perto.
Para mim o melhor do virtual é a troca afetiva. Hoje tenho muitos amigos queridos qu eme ajudam a seguir em frente sem tanto xororô :) Obrigada a todos, quem lê sabe quem é :) Impossível citar todos, não é Madoka?

O que escrevi há cinco anos:

Há uma semana criei este espaço e passei estes dias em ebulição intelectual, tantas as idéias que surgiram, lembranças...
Semana de homenagens às mulheres, muitos textos para ler... Crio este pedaço e fico em cima do muro, pensando como usá-lo.

A primeira coisa que fiz foi colocar um texto de Contardo Calligaris, queria que todos lessem, fala de Michael Jackson, acho que não devemos ser levianos nesta história e nem nas outras semelhantes, onde se confundem vítimas e carrascos.

Esta foi a semana do beijo do Chico, melhor não falar disto, deixemos o Chico em paz, mas que mexeu comigo mexeu.

Quis mostrar logo um poema do Pimenta, um amigo querido que morreu muito cedo e que me elegeu como musa, escreveu dezenas de poemas lindos para mim, vou mostrá-los aos poucos, tenho cartas de amor belíssimas, que todos vão adorar.

Raduan Nassar é um escritor pouco conhecido e fantástico, precisava mostrar algo dele, se você gosta de bons livros não deixe de ler os três livros que Raduan escreveu, são apenas três, não quer mais ler nem escrever, quem somos nós para julgar ou interpretá-lo, não é? Eu o respeito muito, tiro meu chapéu, para mim é o melhor escritor, talvez eu tenha me identificado mais com o texto dele do que com outros, mas não sou só eu que digo isto, muita gente entendida considera Raduan Nassar extraordinário. “Lavoura Arcaica” é um livro que você lê e se comove com aquela família cheia de afetos contidos, tanta paixão, foi belamente filmado por Luiz Fernando Carvalho, proeza difícil, filmar um texto denso e não cair no vazio, Luiz Fernando Carvalho fez um dos mais belos filmes brasileiros no meu ponto de vista. “Um copo de cólera” é uma novela do Raduan que adoro, escrevi sobre ela, é a história, estória, de uma casal que se ama, apaixonadamente e briga muitooo, discute, é um belo texto de amor, se você está apaixonada/o, leia, vai adorar, ele narra a cena de sexo mais linda e forte que já li, fantástico o Raduan. Fizeram um filme que detestei, não tem nada a ver com o livro dele, ele mesmo não diz que não gostou do filme, mas eu que li o livro muitas vezes, achei o filme péssimo por ser superficial e o livro do Raduan é denso como tudo que ele escreveu.

Desejei nesta semana que as pessoas me conhecessem um pouco através do que gosto, senti ansiedade, desejo de postar mais, o mesmo que sentimos diante de um novo amor, queremos nos mostrar naquilo que achamos melhor, mais bonito. Coloquei um poeminha meu, pouco comprometedor. Senti falta dos amigos reais aqui, eles não estão habituados a freqüentar blogs, não têm blogs, alguns fizeram comentários no meu e-mail, outros ainda não se manifestaram.

Estive bisbilhotando e conhecendo outros blogs, são muitos, tem muita gente boa escrevendo blogs, alguns são bastante informativos: http://www.sindromedeestocolmo.com é um;
há muitos escritores e candidatos a, alguns são muito pessoais, umbigo puro, destes eu não gosto, mas alguns muito bons, há uma menina de 17 anos que promete como escritora: http://www.eladesatinou.blogger.com.br ;
Victor Az muito bom e melancólico- http://intristeza.blogspot.com ;
os meninos do http://www.ocaosemplumas.blogspot.com / escrevem bem;
Patrícia Antonelle do http://www.naodiscuto.com escreve lindamente sobre encontros e desencontros amorosos. Adorei também:
http://idelberavelar.blog.uol.com.br , culto sem ser pedante, ótimo;
uma carioca exilada: http://stuckinsac.blogspot.com , gente fina, escreve bem; um blog imperdível http://www.gardenal.org/inagaki ;
outro que deve ser lido http://www.nemonox.com/ppp , vários assuntos que nos interessam; e por último um blog que me agrada muito por ser lindo esteticamente e falar de arte com graça e sem arrogância:
http://sheilaleirner.blogspot.com
Como vêem ainda estou engatinhando aqui.

Percorrendo estes blogs muitas vezes me senti voyeur, intrusa, e senti que algumas pessoas são generosas, receptivas, outras não te dão bola e dá sensação de estranheza, afinal você não é amiga daquelas pessoas, chega lá escreve algo e quer retorno? Mas senti alegria quando me deram retorno, aprendi que é importante dar retorno.

Uma coisa eu já sabia, é fácil fazer um blog, como é fácil clicar no e-mail de alguém, um cronista, por exemplo, e dizer algo, o difícil e o que vem depois, algumas vezes não nos fazemos entender, nos expressamos por vias tortas- (não é Radical Chic?)-, outras depois vem a ansiedade pela resposta como se este outro tivesse um compromisso com você, o compromisso de te ouvir e reconhecer.

Pois é, acredito que estamos todos aqui buscando uma nova experiência, uma nova forma de relacionamento e no fundo TODOS buscamos ser reconhecidos.

PS: na época eu não sabia colocar os links, hoje sei, mas muitos destes endereços mudaram,não posso buscar agora os endereços novos, preciso fazer outras coisas- há vida além do virtual e eu preciso me lembrar disto :)

4 comentários:

Moacy Cirne disse...

Parabéns
pelos
cinco anos
de blogue...
Tudo de bom pravocê.
E para o seu blogue.

Um beijo.

Myriam Lorenzetti disse...

Oi amiga,
Março de 2005.Como o tempo passa! Eu estava morando ai em Natal.Hj estou aqui...amanha ...nao sei.
Parabens pelo aniversario do seu Blog!
Bjs.

Anônimo disse...

não te conheço pessoalmente, mas é como te conhecesse (é porque li seu blog todo vai ver), engraçado isso,e é bem louco a internet né, vc é tão sensível, correta, humana, putz, sou sua fã. E com certeza o retorno dos comments, aproxima, sim. Fico meio p da vida, com quem não comenta, mas entendo, e respeito, e alguns eu sempre comento, mesmo não tendo retorno.
Dos blogs que vc citou, vou regularmente, no idelber, Denise, e de vez em qdo o Inagaki.
A Sheila não estava atualizando, faz tempo não vou lá.
Parabéns, e obrigada, vc nos dá tanto.
madoka

Laura_Diz disse...

Obrigada Cirne, vc tb e blogueiro faz tempo,não é? conhece os meandros...

My, qrda, gosto de te ver aqui, saindo da toca.

Madoca, ih! eu nunca vou no Ildeber, faz tempo, só qdo vejo o link dele aqui- e a sheila bigou comigo por mal entendido- mas reconheço que são bons, claro.
O Ina é meu qrdo sempre, é um dos caras mais qrdos daqui, generoso, gente boa, demais- já lhe disse que se fosse jovem iria paquerá-lo. sério :)
ele se expõe tb, coisa que mtos não conseguem fazer, principalmente homens- gosto de homens sensíveis.
Outro dia vou clocar os links de onde vou atualmente, o Varal de ideias é fantástico, vc conhece, né? o Balaio do Cirne tb, p quem gosta de literatura. O blog da MAugusta, cultura pura, conhece?
vou colocar uns lins por aqui, ando sem tempo ,agora vou ver almoço e colocar um post aqui.

Bjs nos 3, Laura