quinta-feira, abril 23, 2009

Um dia mágico para a literatura


Picasso

Eu queria fazer um post legal hoje pelo dia do livro, mas não deu. Tive problemas que me tiraram do prumo, depois uma crise de alergia braba. Agora cheguei de uma reunião de condomínio. Enfim, falarei dos livros em outro post, aliás, eu falo sempre, mas queria algo especial, poucos falaram do querido livro.
Hoje foi o dia de se falar do ministro :) Ou São Jorge...
Dei 3 livros para gente simples que nunca comprou um livro, ainda vou distribuir mais. Achei ótima a idéia da Maria Augusta ai no comentário abaixo. Em vez de guardar os livros doá-los e alugar quando quiser reler. Vou sugerir uma mini biblioteca para o condomínio, no outro onde morei, eu sugeri e deu cria, muitos doaram e tem 2 grandes estantes com livros lá- têm bons livros, alguns didáticos, coleções...e fica na guarita mesmo, os porteiros controlam.

Outro dia li que o dia do livro, 23 de abril, é homenagem a Miguel de Cervantes Saavedra (Alcalá de Henares, 29 de Setembro de 1547 — Madrid, 23 de Abril de 1616) e Shakespeare (Stratford-upon-Avon, 23 de Abril de 1564 — Stratford-upon-Avon, 23 de Abril de 1616)
Vejam a estranha coincidência na data da morte dos dois, mesmo que os calendários sejam diversos, mesmo assim morreram no mesmo mês e ano- Uauuuu...e que escritores! Os deuses se zangaram :)

William Shakespeare
William Shakespeare
O Retrato de Chandos; pintura atribuída a John Taylor e com autenticidade desconhecida. National Portrait Gallery, London.
Nascimento Abril de 1564 (data exata não se sabe)

Falecimento 23 de Abril de 1616 Stratford-upon-Avon, Inglaterra


Dia do livro lembra as mortes de Shakespeare e Cervantes

Heidi Strecker*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Diversão e cultura

No dia de São Jorge, o dia 23 de abril, os habitantes da Catalunha, na Espanha, revivem uma tradição muito bonita: a cada livro vendido uma rosa é dada de presente.

Esse costume é muito antigo, ninguém sabe dizer como começou. O que se sabe é que o livro merece nosso respeito e nosso amor.

Ninguém nasce gostando de ler. Ler é uma coisa que a gente aprende devagar e que leva com a gente para a vida toda. O livro é uma forma universal de transmissão de conhecimento. Por isto ele une culturas tão diferentes, países tão distantes entre si.

Em 1926 a Espanha resolveu comemorar o Dia do Livro no dia 23 de abril. Uma das razões para a escolha desta data é que no dia 23 de abril de 1616 dois dos maiores autores de todos os tempos morreram: o dramaturgo inglês William Shakespeare e o romancista espanhol Miguel de Cervantes.
Continua aqui

Nota: É bem conhecida a coincidência das datas de morte de dois dos grandes escritores da humanidade, Cervantes e William Shakespeare, ambos com data de falecimento em 23 de Abril de 1616. Porém, é importante notar que o Calendário gregoriano já era utilizado na Espanha desde o século XVI, enquanto que na Inglaterra sua adoção somente ocorreu em 1751. Daí, em realidade, William Shakespeare faleceu dez dias depois de Miguel de Cervantes.



Miguel de Cervante (Alcalá de Henares, 29 de Setembro de 1547Madrid, 23 de Abril de 1616)

2 comentários:

BethS disse...

Ei Laurinha, deixei vários livros por aí ontem. Ja vinha fazendo isso com frequencia, desde 2006, em Brasilia - uma forma boa de se desfazer da montanha de livros que sempre se acumulam em casa. O interessante é que as pessoas demoram pra pegar os livros... parece que não acreditam... sei lá.
Dessa vez entregue gibis pras crianças tambem, diferente dos adultos, com elas conversei e entreguei em mãos.
Grande barato.
Beijo pra vc.

Jôka P. disse...

Laura/Eliane, acho justo que os livros já lidos sejam sempre passados adiante, não vejo nenhuma razão pra ficar fazendo coleções de livros empilhados em estantes, uma maluquice acumulativa e inútik. Os meus livros, depois de lidos (e com exceção dos livros ilustrados com fotos, de arte, pra pesquisas de trabalho) são imediatamante doados pra uma livraria beneficente, que existe em Ipanema, em prol da ong Meninos da Luz, daquela favela da Barão da Torre. Já "esquecer" livros de propósito por aí é correr o risco quase evidente de irem parar no lixo, creio.
Bjs!