sábado, abril 11, 2009

Feliz Páscoa!




Feliz Páscoa!




Antes o chocolate era usado como remédio diz aqui.

"História do Chocolate


Você sabe quem inventou o chocolate? Na verdade, essa delícia não teve um criador específico, e sim vários ao longo do tempo.

A história começa com as civilizações asteca e maia, na América Central, onde hoje ficam o México e a Guatemala. Os astecas cultuavam o deus Quetzalcoatl, deus da sabedoria, que trouxe do céu as sementes de cacau para o povo. Segundo a lenda, um dia Quetzalcoatl foi embora para a Terra do Ouro, mas prometeu voltar no ano de "um cunho" - data que acontecia uma vez a cada ciclo de 52 anos.

O explorador espanhol Fernão Cortez desembarca com seus soldados no México, para conquistá-lo, em 1519 - ano que correspondia a "um cunho" no calendário asteca. Por isso, foi confundido com a reencarnação do deus Quetzalcoatl, e recebido pacificamente pelo imperador Montezuma. Cortez prova a bebida feita do cacau, chamada "tchocolath", que era amarga e apimentada, geralmente misturada a vinho ou purê de milho fermentado.

Mesmo com toda a receptividade, os espanhóis prendem e assassinam o imperador Montezuma e fazem do México colônia espanhola, dizimando a civilização asteca. Restou o chocolate, que os espanhóis adoçavam com mel para diminuir seu amargor.

Na Espanha, os monges aperfeiçoaram a receita do chocolate, transformando-o em barras e tabletes para dissolver em água quente. Gradualmente, o chocolate conquista os europeus, e começam a surgir plantações de cacau pela Europa, América do Sul e Índias.

Na França, o chocolate chega à corte com a infanta da Espanha Ana da Áustria, que casou-se com Luís XIII e adorava chocolate. No reinado de Luís XIV, também casado com a princesa espanhola Maria Teresa, o chocolate conquistou definitivamente a França.

As casas de chocolate, inicialmente instaladas em Londres, e que logo se espalharam por vários países europeus, começaram a popularizar a bebida. A partir daí, as inovações com o chocolate não pararam de acontecer: chocolate em pó, manteiga de cacau, chocolate comestível, chocolate com avelãs, ao leite... Diversas pessoas e indústrias contribuíram com algum aprimoramento para tornar o chocolate ainda mais saboroso.

Atualmente, o chocolate é um alimento popular no mundo inteiro, em suas diversas formas e sabores. No século XX, são criados os ovos de Páscoa: gostosos, nutritivos e energéticos, simbolizando a vida latente no ovo.
"

Daqui.

Uma bela receita do homem mais charmoso do Brasil- aqui.

Um comentário:

andrea augusto - angelblue83 disse...

Feliz Páscoa pra vc tb querida!
E obrigada pelo carinho da lembrança. Vc é um doce de pessoa, sabia?

bjos linda
andrea