quarta-feira, abril 22, 2009

A Chanel vetada



Foto: Divulgação

O cartaz do filme gerou polêmica na França

Cartaz de filme sobre Coco Chanel é vetado por trazer atriz fumando

Foto da atriz Audrey Tautou foi considerada publicidade indireta do tabaco.
'Coco avant Chanel' chega aos cinemas franceses nesta quarta (22)


Eu acho excessiva esta pressão contra o fumo. Ora bolas! Coco Chanel fumava, a atriz que a represente deve aparecer fumando, por que não num cartaz?
Será que alguns fracos de espírito passarão a fumar porque Chanel fumava.
Quando eu era jovem era chic fumar, não se sabia o mal que faz. Fumávamos porque era charmoso e gostoso, por que não reconhecer? Agora fuma quem quer por já estar viciado ou porque nem está ai.
Onde está o livre arbítrio?
Sei não acho demais estas posturas proibitivas.
Estive em Paris no ano passado. Vi muitas pessoas nas portas das lojas, escritórios fumando. Comentei com minha amiga parisiense, me disse que é porque não se pode fumar dentro de ambiente nenhum, a não ser na sua casa. Os restaurantes de lá esvaziaram, ela disse. Sei que aqui caminhamos para isto.
Não sei, não, desconfio deste tipo de policiamento.
Antes que esqueça, eu não fumo, sempre fumei só de chinfra, quando saia à noite, boates, estas coisas. Sou preocupada com minha saude, mas tem gente que não é... Oscar Niemeyer fuma e tem cem anos... :)

3 comentários:

Leila Silva disse...

Essa de proibir o cartaz é mesmo uma grande bobagem. Quanto a limitar o espaço dos fumantes...bem, confesso que eles me incomodavam muito na Europa, era muito chato sair e ter aquele monte de fumante em volta. Eu fazia o possível para aguentar, mas me sentia mal mesmo.

. fina flor . disse...

tô contigo e não abro, Laurinha linda ;o)


beijos

MM.

Maria Augusta disse...

Eu acho exagerado, não acho que um cartaz vá influenciar as pessoas. Quanto a não fumar em ambientes fechados eu estou de acordo, meu marido fuma mas não dentro de casa, principalmente porque ele fuma cigarrilhas...
Beijão.