terça-feira, março 31, 2009

Um golpe nada brando-1964





Leiam aqui sobre O golpe de 1964 e o regime militar.


Eu era menina, estudava no Colégio São José em Curitiba, praça Rui Barbosa, em todos os intervalos de aulas rezávamos para que os subversivos não invadissem nossas casas- era dito que nossos lares seriam tomados por outras famílias. Tinhamos medo.
Meu pai, militar do Exército, aos 49 anos pediu para sair, era o momento em que os quartéis entravam em ebulição. Felizmente não sou filha de um general da ditadura- meu pai era uma figura doce e amável- um humanista.
Em 1970, agora na Puc- Rio, sentia medo- nossa colega de faculdade desapareceu- era do diretório acadêmico. A qualquer momento poderiam invadir sua casa e prendê-lo por ter um livro de Marx na estante. Amigos foram presos e torturados. Vivíamos sob tensão.
E agora vêm dizer que a ditadura foi branda...

Um comentário:

Hélio Jorge Cordeiro disse...

Ditabranda? Só se foi pros Mesquitas, Marinhos, Frias e outros barões da imprensa, porque pros do andar de baixo como estudantes, artistas e outros menos favorecidos, foram canos de escape com monxido de carbonona boca, pimentinhas, paus-de-arara, afogamentos, tiros e cova sem nome num terreno baldio! Ditabranda um ca...Sorry!