segunda-feira, dezembro 01, 2008

No musée d'Orsay...




Foto Erwin Blumenfeld- Museu d'Orsay. Eu estou ai refletida, não sei tirar foto de superfícies espelhadas.

Aconteceu um lance engraçado comigo no Museu d'Orsay, o meu preferido de Paris.
Eu rio sozinha quando lembro.
Estava eu com as pernas doendo de flanar pela cidade- os primeiros dias foram os piores, eu não usava tênis, meus dedinhos, mal acostumados a sapatos, se machucaram. Bom, já mal das pernas, perguntei, na recepção do museu, pelo elevador, a moça gentilmente me indicou. Achei-o meio estranho, 'hermeticamente'* fechado, sei lá, ficava num lugar de pouco acesso. Subi.
Quando fui descer, entrei no elevador, apertei o térreo, e um segurança veio atrás de mim, correndo, dizendo que eu não poderia usar o tal elevador, que era para cadeirantes. Eu fiquei ansiosa, óbvio, me senti uma criminosa, respondi, em francês: 'Je suis malade de mes jambes'- quer dizer isto mesmo, mal das pernas :)- e bati nas mesmas para que ficasse mais claro. Enquanto dava as batidinhas, o elevador, que já havia sido acionado, desceu. Eu sai de fininho, rápido, pelo 'foyer' com medo que me barrassem na saída- tudo fantasia, eu sei. Foi um alívio estar do lado de fora.
Chegando em casa, contei para Syl e Hig o ocorrido. Rimos muito, mais ainda porque eu chamei o elevador de 'elevateur' hihihi Eu inventei a palavra, o correto é 'ascenseur'. Rio até hoje. A moça que me indicou o elevador não pareceu estranhar, provavelmente por ouvir coisas semelhantes o dia todo :)
Voilà, pois foi assim, com muita simpatia e leveza, que eu descobri Paris.

*Acho que a palavra esta incorreta ai, não é, se fosse hermeticamente fechado, como eu entraria? hihihi o que quero dizer é que é um elevador tipo cofre, fecha bem.

PS: Já sabem a historinha deste quadro, não é? Leiam aqui.
Lacan o mantinha escondido embaixo de outro. Devia ficar rindo por dentro cada vez que alguém comentava o de cima :) Este Lacan...


Chagall
Foi diante deste quadro que me emocionei, nunca havia visto um Chagall ao vivo.



Foto tirada por mim no passeio pelo rio Sena- Bateau Mouche.

Nenhum comentário: