sexta-feira, agosto 08, 2008

A chuva e o caminhão





Chove, chove sem parar. É estranha a cidade com chuva. Não gosto de chuva. Só da janela. Odeio me molhar, sentir frio.
Se puder adio tudo- menos trabalho, óbvio.
Ontem dormi de tarde, acordei pensando ser manhã: "Que dia é hoje? O que tenho que fazer agora de manhã? O que tem para o almoço?" Um alívio, eram seis da tarde. Adoro esta hora, prenúncio da noite. Antes odiava, ficava triste, agora é a hora que mais gosto.
Uma vez tive a ousadia de mandar (deixava com o porteiro) para C Drummond um poeminha, destes despretensiosos sobre o entardecer. Falo em lilás, em névoa, - palavras fáceis, mas que eu gosto muito. Ele não fez comentários. Foi delicado. Eu nunca perguntei. :)
Eu, naquela época, não fazia quase contos-só a pedido de professores, fazia estes versos sem compromisso métrico, nada, queria dizer o que sentia para o meu amado.
Estudei um ano de Letras na PUC do Rio e odiava esta parte, métrica, não sei o que é um soneto, ou sei, não sei se sei. Gostava de interpretar texto, isto sim. E olhar o vôo das borboletas azuis na mata-quem estuda ou estudou lá, sabe do que eu estou falando. Cada borboleta!




Eu estava de passagem pelas Letras, indo para a Psicologia. Por que? Não passei em biologia quando fiz o vestibular, entrei então para Letras, fiz a prova de biologia um semestre depois e entrei. Teria sido escritora antes? Acho que o desejo era a psicanálise, sempre. A escritora vem em paralelo agora. Adoro psicanálise-a satisfação é maior. Pelo menos enquanto eu não sou vista como escritora, não é? Pode ser que eu mude de opinião. Eu mudo fácil. Sou como o Raul Seixas.

Ao entardecer fica mais fresco, silencia a rua. Nada de "Sorvete Caicó" .Uauuuuuuuuu
O cara passa o dia num alto falante: “Sorvete Caicó, tem de goiaba, maracujá...” Sei lá, nem ouço mais.

Quarta, como ia sair em seguida, deixei o carro estacionado em frente ao prédio. O porteiro interfonou para que eu tirasse porque o caminhão "Suga fossa", (ia dizer o que digo aqui, mas fica feio), chegara e precisava estacionar ali. Eu estava tomando um chá- tomo vários ao dia- respondi que logo desceria. Ele estacionou ao lado do meu carro, com aquela mangueira nojenta quase a tocar no carro. Engoli o chá e desci uma fera: "Não podiam esperar cinco minutos?” Dei ré irritada e dizendo que aquilo era uma m. mesmo. Os rapazes riram. Tenho pena deles, passam o dia respirando aquele cheio nojento. Tenho asco deste caminhão. As cidades não são planejadas. Aqui são dois blocos de 7 andares, 4 por andar, é só contar. A água da chuva não escoa para a rua como deveria, então... é tudo só fossa no pátio dos fundos, chuva + fossa. Já chamei a vigilância sanitária. Acho que vieram, não perguntei, não disse que fui eu, óbvio. Agora o "Suga fossa" vem mais vezes, custa mais de oitocentos reais cada caminhão.
É só contar para ver como sai mais caro do que dar uma solução mais inteligente. Faltam mentes inteligentes- ou há interesses por trás de tudo. Há dias em que os caminhões saem, eu abro as janelas, e logo voltam, fecho tudo de novo-fazem duas viagens. Ninguém merece.
Ah! É preciso dizer, estamos próximos das eleições, a cidade aqui na zona sul é um canteiro de obras- fazem lagoas de captação , várias, enormes. Já prepararam esta rua, mas ainda não está funcionando. Eu às vezes observo a obra da lagoa aqui na esquina, é uma obra e tanto, lembro das pirâmides. OK, nada a ver, mas lembro dos caras trabalhando lá e cá, neste sol de rachar. Pobres homens.
Felizmente minha casa em breve estará pronta e só sentirei cheiro de mato, espero.

Ontem fiz pela primeira vez massagem de drenagem linfática, gostei. Não tenho conseguido me exercitar na piscina- chove ou está suja- avisei a Vigilância sobre isto também, melhorou muito, mas já relaxaram.
Ando mais cansada, é falta de exercícios.
Agora vou ver o almoço. Ai, deus meu, queria que fosse mágica-esta hora é a que menos gosto- fazer almoço. "O que tem hoje mãe?"


Esta foto não é da obra daqui, vou tirar uma foto quando tiver tempo. Está adiantada, já tem água lá. E é 'bonita', tem cerâmicas, ou seja lá o que for, brancas, lembra colméia. Sei lá, não sei o que se parecem, estou com pressa agora.
Bom dia para vocês!

Nenhum comentário: