sábado, junho 21, 2008

Um filme imperdível-- "Bas-fond" de Jean Renoir




Hoje de tarde vi um filme que amei. Peguei o bonde andando, agora fui conferir.
Só reconheci Jean Gabin- o que já foi bastante, porque não lembro de ter visto muitos filmes com ele, isto há séculos, e ele mais velho. Enfim, era uma obra prima de Jean Renoir- "Bas-fond". Eu via e dizia para Luc que circulava por aqui: Este filme é ótimo.
Que bom que vi! e vou ver se pego desde o início amanhã. Vi no Eurochannel, repetem muito. Mas como não respeitam ninguém, nunca se sabe o que vai passar- o canal TV5 é o mesmo.
O filme 'Le Bas-fond'(1936) é baseado no conto "Ralé" de Máximo Gorki, que foi depois encenado também por Kurosawa. Lembro do filme do Kurosawa, chovia muito naquela vila pobre. É como 'Macondo', ninguém esquece.
Engraçado isto do cinema. Tão difícil ver um filme com densidade hoje. Por que? As pessoas não suportam? Cinema é diversão, apenas?
Bom, o filme também tem humor, bastante refinado, tem um barão que é uma figura. Os personagens são ótimos, têm textos que nos fazem refletir. Bom, é Gorki, melhor impossível. O meu livro de cabeceira, quando eu tinha uns 18 anos, foi um livro de contos de Gorki- uma edição de bolso.

Nenhum comentário: