segunda-feira, março 17, 2008

Piaf


Piaf, a própria.

Agora a outra:


Piaf, de Marion Cotillard


Vi o filme sobre Piaf ontem. Foi um dos filmes que mais me emocionou. Eu amo Piaf, me faz arrepiar, chorar, amar o amor. Aqui
há uma crítica muito boa sobre o filme.Eu não consegui me distanciar e vê-lo criticamente. Chorei pensando no amor da minha vida, que está longe, no meu amor impossível, mas que foi possível um dia. Foi difícil sair do cinema, dormi e acordei com o filme na cabeça. Ok, eu sei, eu me identifiquei com a dor de amor de Piaf, eu já sabia disto, também sofri pela vida trágica dela. Tanto talento e se foi tão cedo...
Pareço boba dizendo isto, fico boba quando não sou racional e neste momento não consigo ser.
A moça, Marion Cottilard, é uma atriz extraordinária, vc pensa estar vendo Piaf. Lembrei, agora, que vi Piaf na pele de Bibi Ferreira, há anos, também fez bem, mas a Marion uauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
Ela merece todos os prêmios.
Na véspera eu havia visto "Onde os fracos não tem vez", o filme que ganhou o Oscar de melhor filme, eu torci pelo Javier Barden, mas não gostei do filme. Nos primeiros minutos cheguei a pensar em sair do cinema, fiquei com o estômago embrulhado, mas fiquei pelo Barden, que gosto muito. Detestei o filme. Sangue que não acaba mais. Precisava mostrar tanto sangue espirrando? É tipo aquele filme com Travolta, 'Pulp Fiction'(que é ótimo), onde saem matando, espirrando sangue. É para achar graça, ser cínico, rir, mas não vi graça nenhuma em tanto sangue. A história? uma bobagem. "Um caçador pega uma valise cheia de dinheiro após encontrá-la com um traficante de drogas abandonado no deserto"...Ai, envolvido com isto passa o filme perseguido por um louco assassino- que vai matando todos que atravessam seu caminho, até... vão ver. Não vou contar o final, acho desmancha prazer quem conta o final dos filmes em comentários.
Achei que é uma versão moderna dos far-westerns, eu vi muitos assim, com aquela história, o cara cisma de matar uma figura e sai matando quem atravessa seu caminho.
Psicopata, ok, 'serial killer', ok, mas eu detesto filmes de 'serial killers', fui por engano, então. Tem também o 'xerife', homem bom, em conflito, que acaba se aposentando por não conseguir viver neste mundo insensível. Ah! já vi isto antes, vocês não? Está cheio de seriados na TV assim. O Javier está esquisito, óbvio, tinham que fazer algo para que ele não ficasse sensual, porque o cara é a sensualidade em pessoa. Fizeram um cabelo horrível, (ao sair do cinema uma conhecida disse que mesmo assim achou-o um tesão hihihi).
Começa e termina o filme com a mesma expressão- claro- era o que o diretor pedia, estava correto, é a expressão de um psicopata frio- uma máscara de frieza e certa ironia. Não estou de mau humor. O Barden merecia o prêmio desde o filme "Mar adentro" este sim, até comentaram isto na hora de entregar. Quem comentou? eu vi na TNT.
Eu detestei também filmes como "Dogville", que todos amaram, e não achei graça, não gostei, do filme dos caubóis, achei tudo lindo demais, eles, a paisagem, asséptico demais para o meu gosto, não me tocou. Simpatizo com os moços, fiquei muito triste com a morte do Heath Ledger. Vivi perto de gays muito tempo, cresci no meio deles. "Dogville" achei pretensioso, (aquilo parecia teatro filmado), me irritou, confesso.
Pode ser que eu tenha visto num mau dia, impliquei com o palito mastigado do Heath. Bom, sou implicante demais. Mas o filme de Piaf eu adorei, mesmo grande, eu não cansei. A atriz me conquistou, é a melhor atriz que vi nos últimos anos.
E vocÊs a viram no Oscar? Linda, falou com graça, virei fã.


"Mar adentro"

Nenhum comentário: