quinta-feira, dezembro 13, 2007

Who's Afraid of Virginia Woolf?


Ontem vi dois espetáculos fantásticos:
o Coral Canto do Povo, do Governo do Estado, e pela tv vi um filme, que acreditava ter visto há muito tempo, mas acho que havia visto outra versão, esta é inesquecível: "Quem tem medo de Virginia Woolf".
Uauuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
Richard Burton e Elizabeth Taylor dão um show. Acho que todos já sabem disto, não é?
O casal está excelente. O filme é baseado em peça teatral de Edward Albee- é um primor em dramaturgia, vai crescendo a tensão, e surpreende no final.
A moça que faz a visita está ótima, eu a conheço de outros filmes, mas não sei o nome**, acabo de ler que teve um aborto espontâneo durante a filmagem*- realmente, tadinha fazer aquela personagem grávida...é demais para qualquer mulher.
George Segal está tão jovem que é difícil reconhecê-lo. Estes dias vi um filminho de segunda com ele- faz um aposentado que viaja numa excursão e encontra um mulher para recomeçar a vida- aqueles filmes previsíveis, tolos, mas que a gente gosta de ver.
Elizabeth Taylor e Burton formaram um dos casais mais famosos pela beleza e paixão, eram absolutamente apaixonados, mesmo com algumas separações. Lembro de Katherine Hepburn e Spencer Tracy , foram amantes a vida toda- ontem passou um filme com os dois, peguei no final, ótimos também, mais velhos, um filme que fala de preconceito racial com Sidney Poitier, fracote o filem, gostei de ver o casal.
Outro casal que eu gosto de ver é Humphrey Bogart e Lauren Bacall.

Mas voltando ao Coral, é um dos corais mais bonitos que ouvi, é impressionante. Eu me emociono às lágrimas com vozes, vocês sabem, é muito bonito ver um grupo tão grande e tão afinado- penso que nem tudo está perdido, que o homem ainda pode estar com o outro e afinar. Será?
Na próxima semana na terça-feira o Coral se apresentará no Palácio do Governo, quero ver se vou. O maestro é uma figura muito interessante, tem uma performance bonita, intensa, vê-se o prazer que tem em reger- chama-se Pe Pedro e fez formação na Europa, é daqui. Pois é... aos poucos vou descobrindo a terrinha.
E, saibam, o Coral está sob perigo de acabar, acreditam? não querem liberar verba, acham que cultura é forró- quem me disse isto foi uma pessoa do Coral, quem me convidou e ontem na platéa havia umas 40 pessoas, acreditam? na Igreja Matriz, o Monsenhor até se desculpou dizendo que muitos foram convidados, mas que está próximo do Natal, blá, blá, blá. Pois é... isto é Brasil.
Ah! vi estes filmes co canal TCM, adoro estes filmes antigos, acho que estou ficando velha :) que nada, sempre gostei, via a sessão da madrugada da Globo quando era jovem até acabar.

* Curiosidades do adorocinema


- Estréia de Mike Nichols na direção.

- Este é o 4º de 11 filmes em que Richard Burton e Elizabeth Taylor trabalham juntos. Os demais foram Cleópatra (1963), Gente Muito Importante (1963), Adeus às Ilusões (1965), A Megera Domada (1967), Dr. Faustus (1967), Os Farsantes (1967), O Homem que Veio de Longe (1968), Ana dos Mil Dias (1969), Unidos pelo Mal (1972) e Divórcio Dele, Divórcio Dela (1973).

- O personagem Nick chegou a ser oferecido ao ator Robert Redford, que recusou o papel.

- A atriz **Sandy Dennis, que estava grávida durante as filmagens de Quem Tem Medo de Virginia Woolf?, teve um aborto espontâneo bem nos sets de filmagens.

- Todos os integrantes do elenco de Quem Tem Medo de Virginia Woolf? foram indicados ao Oscar. O único filme que repetiu esta façanha foi Trama Diabólica (1972).

Nenhum comentário: