domingo, abril 08, 2007

Coisa mais linda
















" Ah! Dindi Se soubesses do bem que eu te quero O mundo seria, Dindi Tudo, Dindi, Lindo Dindi... "

Nara Leão, a musa da bossa nova. Ela fez psicologia na PUC, quando eu estava no final, ela entrou. Eu a via pelos corredores, não cheguei perto, eu era mais inibida, se fosse hoje teria falado com ela. Achei legal ela estudar, fazer faculdade com o sucesso que tinha na música.
Uma pena ter morrido tão cedo, muito cedo...


Ontem vi "Coisa mais linda", a história da bossa nova- vai passar hoje, domingo, reprise às 13:30 hs no Canal Brasil. É de li cio so. Ficaria mais duas horas ali assistindo aquele povo simpático falando: Menescal*, Carlinhos Lira, Tarik, Paulo Jobim, Nelsinho Motta e muitos outros. As cenas dos shows antigos... Tudo uma delícia.

Eu amo bossa nova e gostei de saber mais.
Acho engraçado quando eles dizem- eu já sabia- que a bossa nova é cantada baixinho porque quando se reuniam, sempre de madrugada, todos eram músicos de boite, na casa de alguém- principalmente na casa de Nara, precisavam cantar baixinho, as paredes eram finas e os vizinhos batiam com a vassoura, eles iam baixando a voz, baixando, até que os vizinhos não reclamassem mais. As letras eram muito leves contrastando com as de Maísa, Dolores Duran e outros- "Meu mundo caiu...", "Risque meu nome do teu caderno..." Eles eram jovens, alegres, classe média, e cantam: "O pato vinha cantando alegremente quéin quéin..." ou "Era uma vez um lobo mal que resolveu jantar alguém..." ou "Se você quiser ser minha namorada..." ou simplesmente: "Eis aqui este sambinha feito de uma nota só..." Menescal conta que este sambinha é absolutamente verdadeiro, tudo que ele diz na letra faz na música. Eram letras com esperança, voltadas para o futuro.
Passou no cinema? estou por fora... eu não gravo tudo que leio, passo batido em muitas notícias, senão piro :)
Ah! adorei saber que Tom era apaixonado e ouvia obsessivamente o Concerto nº2 de Rachmaninoff, que eu também ouvia obsessivamente. temos duas coisas em comum:"Eu sei que vou te amar por toda a minha vida, eu vou te amar..." e agora esta música :) Eu amo o Tom por toda a minha vida.
"As pessoas não morrem. Elas simplesmente se encantam". Guimarães Rosa.
"Mas as coisas findas, muito mais que lindas, essas ficarão”. Drummond

Pois é, vejam que vale a pena. É o primeiro, tem mais.

* Menescal vivia em Cabo Frio, a família toda, conheci um sobrinho dele, dei uma namorada. Os irmãos todos tinham casa lá, mergulhavam. Eram sócios do Club do Canal- ali só havia gente moderna. Minha mãe não queria que freqüentássemos, a gente ia escondido hihihi Adianta proibir filhos? a mim nunca adiantou, eu sempre dava um jeito :)
Eu era mais jovem que eles, não os conheci, só de longe.

Ouça Dindi aqui.

Nenhum comentário: