sexta-feira, novembro 17, 2006

Que mundo é este?

Estes dias vi coisas que me mobilizaram, a morte da modelo Ana Carolina foi chocante, todos nós sabemos que estas meninas vivem de brisa e minguam a olhos vistos e ninguém faz nada.
Tá bom, é difícil elas reconhecerem que têm problemas- não reconhecem- mas alguém tem que 'pegar no colo' e levar para um tratamento sério. Anorexia, bulimia são problemas seríssimos, é preciso gente competente, senão...
Que a morte dela tenha servido de alerta, infelizmente o mundo funciona assim.

Vi o filme do Cazuza, não quis ver no cinema, sabia que ia me emocionar, na Tv fica mais 'light', vocês sabem. Ah! que vida breve! Não fui fã de Cazuza, não prestava atenção nele, o que me toca é a vida, mas sei que tem boas músicas, e ótimas letras.
Ele numa cena teria dito:"Não quero analistas, posso perder minha inspiração" ou algo assim. Sabem que o Drummond me disse o mesmo? que não faria psicanálise porque achava que a angústia que o movia poderia desaparecer. será? Duvido. Eu sempre tive muita pena de Lucinha Araújo, aquele filho não foi fácil. E uma coisa estranha, já havia lido algo, ou ouvido, Cazuza teve um caso com Ney Matogrosso, quando morreu, eu acho, estava com Ney, que ficou super deprimido. Por que será que em momento nenhum Ney aparece? muito estranho...
Aparece o Zeca, (numa cena na platéia ele está a lado do ator que o representa) que recebeu um tratamento caricatural do ator, não sei o nome, insuportável, ele é pedante, antipático, por que fizeram um cara super simpático e cheio de maneirismos? Sei lá. Zeca vive no restaurante "Fazendola"(Pça Gal Osório- Ipanema) almoçava lá todos os dias, eu o via, ficava horas ali, lendo, tomando vinho. O lugar é muito agradável, a varanda é uma delícia, lembra a varanda do Antonio's de antigamente, onde Carlinhos de Oliveira passava as tardes. Quando eu ia para a PUC o via ali, faz tempooooo.

Ontem vi "Linha direta" detesto este programa, sempre desligo depois de "A grande família". Mas como ontem o programa era sobre frei Tito, eu quis ver. Tito foi o primeiro torturado quem eu tive notícia, no início de 70, eu era muito jovem e assustada e li uma "Folhetim"( da Folha de São Paulo), tenho quase certeza- já disse a vocês que minha memória me trai. Fiquei muito impressionada com a morte dele, suicídio, acabar com a própria vida sempre me impacta. Acho que as pessoas têm este direito, afinal...
Bom, o programa foi meio estranho, eu não gosto de ver aquela produção deles mal feita, mas teve depoimentos, foi bom ter visto.
Pois é, Frei Tito foi uma vítima que chamou atenção para a tortura, outros tantos silenciaram (tenho amigos que foram torturados e evitam falar no assunto). A morte dele chamou atenção do mundo para o que acontecia aqui."Tortura, nunca mais" eu tenho este livro, é de doer, coisas terríveis, e tem o nome de um colega psicanalista lá, era médico da Aeronáutica, ai ai

Estas 3 mortes, chamaram a atenção das pessoas. Anorexia, AIDs, tortura. Espero que não sejam nunca esquecidos.
E para completar hoje abro um PPS e acho fotos de uma criança chinesa morta num meio fio e ignorada pelos transeuntes. Que mundo é este? Cruzes!

Quando acabei de ver o Frei Tito fiquei olhando o aquário- ali também não é fácil- tem um peixe que fica perseguindo os outros, quer comer. Ali, como aqui... :)

Nenhum comentário: