domingo, junho 11, 2006

A terra dos homens, o sonho e a flor de lotus.

















Há uma flor de lotus* neste lago, flor símbolo do sutra do budismo. Leia aqui.



Eu li 'A terra dos homens' quando ainda era mocinha, 16 anos, por ai, este trecho (ai embaixo) eu nunca esqueci, me comovia sempre, agora sim envelheço e fico pensando por que aquela menina se comovia.
Achei este fragmento do livro ao acaso ontem, limpando os arquivos, deu vontade de colocar aqui, mas não é o que sinto hoje.
Hoje, no dia de hoje, domingo, vou visitar a minha amiga que por pouco não morreu ou ficou paraplégica num acidente estúpido, onde foi atropelada pelo próprio carro. Eu conheço pouco esta moça- conheci há alguns meses por causa do budismo, ela é uma das lideres, e temos uma amizade forte, eu gosto demais dela e ela de mim, é interessante isto. Hoje me ligou e disse que está feliz porque eu posso ir vê-la, agora está em casa mas as visitas não estão liberadas, conhece muita gente, a casa ficaria cheia o dia todo- é muito querida.
Vou lhe dar um desenho meu- ela quer ver, ainda não viu, levarei vários para que escolha um- vou levar uma chaleirinha para chá, está evitando o café porque é viciada em cigarros e está desde acidente sem fumar e quero ver se encontro flores, aqui é difícil, perto não existe-ai que saudades do Rio, onde se acha flores em todas as esquinas.
Bom, é isto, estarei mais feliz mais tarde, outro dia um amigo que estava muito doente também me disse que está bem, fiquei super aliviada, não consigo ficar bem quando sei de amigos queridos em camas de hospital.
Tive um sonho muito estranho esta noite com uma pessoa muito importante na minha vida atual, foi um sonho de amor, mas não erótico,dá para entender? Eu o amava, ele me queria, mas não teve sexo, nem beijo. Deitávamos juntos, eu o tocava para arrumar a roupa que havia usado numa palestra, ele dizia que havia estado tão tenso que sentiu dor no coração. Havia afeto, era algo que começava, ainda insipiente, nos conhecíamos. Será que é premonitório? tomara toc toc toc.


"Nada, jamais, substituirá um companheiro perdido. Ninguém pode recriar velhos companheiros. Nada vale o tesouro de tantas recordações comuns, de tantas horas más vividas juntos, de tantas desavenças, de tantas reconciliações, de tantos impulsos afetivos. Não se reconstroem essas amizades. Seria inútil plantar um carvalho, na esperança de ter, em breve, o abrigo de suas folhas. Assim vai a vida. A princípio enriquecemos. Plantamos durante anos, mas os anos chegam em que o tempo destrói esse trabalho, arranca essas árvores. Um a um, os companheiros nos tiram suas sombras. E aos nossos lutos mistura-se então a mágoa secreta de envelhecer..."
(Antoine de Saint Exupéry)



*Curiosidades sobre a planta- Lotus.

Origem: Sudeste da Ásia

Família: Ninfeáceas

Porte: Sua haste pode alcançar mais de um metro acima do nível da água.

Período de floração: primavera e início do verão

Flores: Produz flores brancas, cor-de-rosa ou brancas com as bordas rosadas.

Multiplicação: por meio de sementes ou divisão de rizomas

Luminosidade: sol pleno

Esoterismo:: Os povos orientais têm esta flor como símbolo da espiritualidade, pois acreditam que ela desabrocha aqui na Terra somente depois de ter nascido no mundo espiritual. O lótus também representaria a pureza, pois emerge limpa e imaculada do meio de águas turvas e lodosas.

Cultivo: Pode ser cultivada em vasos imersos, tanques de jardim, lagos ou lagoas. Seu cultivo em vaso necessita de 2 partes de terra argilosa, 1 parte de esterco bovino bem curtido ou composto orgânico. Por ser uma planta aquática dispensa regas.

Nenhum comentário: