sexta-feira, maio 19, 2006

A vida na pele- Reneé Gumiel.















Outro dia zapiando na TV vi no canal STV um história incrível de uma mulher que eu nunca tinha ouvido falar- os paulistas devem conhecer- Reneé Gumiel, francesa, uma bailarina ou dançarina, não sei qual é o melhor termo, extremamente expressiva que na época do documentário estava com 92 anos. Ela nasceu em 1913 o filme é de 2005. René lembra Isadora Duncan e Pina Bausch, tal a dramaticidade. Fiquei pasma. Sente-se como se ela ultrapassasse os limites do corpo, ela é muito mais do que corpo dançando. Imaginem uma mulher de noventa anos, magra, mãos enormes, as unhas pintadas, se expressando através deste corpo, contracenando com Ismael Ivo, um belo negro, o par é impressionante. Fala com extrema lucidez, aparece bebendo vinho, cigarrinho na mão,
há vida no sorriso matreiro. Acreditem que ela teve um câncer, só fazem referência de passagem.
Recentemente fez "Os sertões" com o grupo de Zé Celso Martinez Corrêa. Parabéns à Zé Celso. Os depoimentos são todos fortes.
Reneé nos faz refletir sobre a transitoriedade do corpo, mas também naquilo que transcende esta nossa massa física, sem misticismo. Não sei explicar o que é, é uma coisa impressionante, vejam o filme:

'A vida na pele' - René Gumiel (2005)
produção: Inês Bogea e Ricardo Rosenblitz

"Nascida na cidade francesa de Saint Claude, em 1913, Reneé participou da riquíssima vida cultural de Paris, antes e após a II Guerra. Trabalhou e conviveu com personalidades como Jean Cocteau e Igor Stravinsky, além de ter sido aluna de Rudolf Laban. Cursou psicologia e filosofia na Sorbonne .Durante a II Guerra enquanto estava refugiada na Espanha, conhece seu marido o espanhol Raphael Gumiel Lopez, pai de seus dois filhos René e Evelyn, nascidos mais tarde no Rio de Janeiro. A vinda da artista para o Brasil é o ponto central da história da vida de Renée e também um marco no cenário da dança no país; não só pelo momento propício para a modernização da dança brasileira, como também pela importância política de seus espetáculos."
Trecho daqui.

Ismael Ivo

Nenhum comentário: