segunda-feira, maio 15, 2006

A lua cheia e o 'Match Point'( Ponto final)

















Vi "Match Point" (Ponto Final) de Woody Allen.
O cara é um grande cineasta, todos sabem, é imperdível. Traz referências à 'Crime e castigo' de Dostoievski e uma lembrança de Bergman no final, quando fantasmas aparecem como em "Fanny e Alexander".
Fui ver com Dai, minha amiga blogueira, a primeira que conheci e única até agora, foi muito bom encontrá-la, depois discutimos muito o filme, ela estava com uma amiga, é prato cheio para discussões. Coloca questões éticas, é muito bom bater papo depois de um filme assim. Os personagens são muito bem desenhados- a mulher era uma chata, controladora, insuportável, eu não gostaria de tê-la nem como vizinha :)
E será que aquela personagem estava grávida mesmo? acho que sim, li por ai, que ficará a dúvida, realmente... O filme tem suspense, é angustiante- não gostei da me sentir angustiada, do suspense, ai, prefiro o humor cínico dele, com os neuróticos confusos, naquele ritmo rápido de NY e sem estes finais trágicos, mas este é um filme muito bom, diferente, com aristocratas ingleses, sem Jazz, sem psicanalistas.
Ah! a música é italiana- Ópera- eu adorei, é presença forte, só ouvi músicas italianas, posso estar enganada, é filme para se rever, para ver detalhes, com a emoção a gente perde algumas sutilezas e Woody Allen é sutil. Será que fala da sorte mesmo como mostra tão claramente? amor, morte, culpa, sorte(acaso), poder... e ai vai.
E vocês o que acharam do filme?
Ah, eu achei que o Chris esperava ser punido, desejava isto.

Depois do filme sentamos num lugar ao luar, tomamos vinho, realmente foi muito gostoso. Natal tem esta vantagem, não é perigoso estar ao ar livre- a não ser em lugares ermos.
A lua ontem estava maravilhosa novamente.

Nenhum comentário: