domingo, maio 28, 2006

Degas no MASP


















Se eu pudesse ia ver esta exposição no MASP
Vi na Globo News hoje uma reportagem sobre Degas e fiquei sabendo, não sabia que ele foi precursor da dança moderna, você sabia? ele criou através de desenhos e esculturas movimentos que saiam do balé clássico e quebravam o equilíbrio, a posição reta das bailarinas, depois dele vieram as Isadoras.
Mostrou os bastidores da dança, ele variava nos títulos, chamava de dança, outras vezes de ballet, introduzindo algo novo. As bailarinas aparecem com as pernas de fora, coisa que era nova, as roupas anteriores cobriam as pernas, como elas queriam mais movimento, encurtaram as saias, os homens ficaram fascinados. Degas até hoje é referência no mundo do ballet.
Era andarilho, acreditava que se parasse morria, viveu muito (1834-1917)para a época.
Nos quadros quebrava a imagem, o desenho, cortava, como num enquadre de fotografia, inovando e trazendo novidades na arte em geral( fotografia, cinema, pintura) A fotografia surgia.
Como sou ignorante... nem sonhava que atrás daquelas lindas bailarinas havia tudo isto.
Uma ocasião Toulouse-Lautrec( 1864—1901) fez amigos se ajoelharem em frente a dois quadros de Degas, mostrando sua reverência ao mestre( acho que o Toulouse era chegado a estas coisas, excessos:))



Mais aqui



Nenhum comentário: