sábado, abril 22, 2006

Por que é difícil falar e cuidar da Terra?





















Sempre que quero escrever basta sentar que eu escrevo, vou fazendo minhas associações e sai o texto, bobagem ou não. Por que então é difícil falar sobre a Terra? Há dias estou a pensar o que falar da nossa Terra grandiosa e poderosa. E temida. Como não? Ela se abre quando menos se espera, inunda cidades antes áridas, cospe fogo, nos assusta com ondas gigantes que devoram e devastam tudo.
O homem acreditou estar no centro do universo até o dia em que um de nós, mais sábio que os outros, disse não, não estamos no centro. É preciso então criar algo em que nos apoiar, algo para nos proteger, e vieram os deuses. Um deus- pai que me protege de todo o mal, amém.
Não nos sentimos responsáveis pela terra, pela natureza que nos cerca, pelo que virá. Nossos ancestrais sentiam o mesmo, ninguém é responsável, vivemos a mercê de algo superior, se Ele assim quer que seja que assim seja, “Se Deus quiser não choverá hoje”, “Foi a fúria divina que abalou a terra”, ”Morreu porque era sua hora” e assim vamos seguindo.
Somos preguiçosos, irresponsáveis e destrutivos. Nos sentimos insignificantes diante do universo. O homem vai ao espaço fazer pesquisas e ignora a voz dos cientistas que alertam sobre os perigos do nosso poder destrutivo.
Vivemos na ilusão de que algo nos salvará, ou egoístas, pensamos que não estaremos mais aqui quando faltar água, por exemplo, ( mas como faltar água? o rio Amazonas é o maior do mundo e está aqui!), mas faltará, “o mar vai virar sertão e o sertão vai virar mar”, já cantaram.
Não tem saída? Eu acredito que não, há que se educar as crianças para minimizar os estragos já a caminho, para que retardem alguns problemas que terão que enfrentar, mas os homens são de fácil adaptação, não somos? Os que vierem viverão numa terra mais quente, insuportavelmente quente, mas não estaremos, mais aqui, não é? Felizmente... só rindo...é preciso ser irônico, às vezes, senão ficamos amargos demais.
Não nos sentimos responsáveis, vivemos numa terra de ninguém, na ilusão de que uma mágica nos salvará. Amém.

E por que é difícil falar da Terra? deve ser porque prefiro olhar as nuvens, sonhar, não é? Pisar no chão dói, machuca os pés. :)

Este texto faz parte da blogagem coletiva organizada por Lucia Malla.













A Terra sangra?
Foto by Rodislav Driben





















O trabalho do homem na Terra muitas vezes é lindo, não é?














Fotos de arrozais na China e cultivo de tulipas.

Já li o post da Lou e achei ótimo, vão ler.
O da Lucia Malla está cheio de informações, ela sabe o que diz, eu não. :)

Ouça aqui 'Terra' de Caetano Veloso

Nenhum comentário: