quarta-feira, março 29, 2006

Uma manhã incomum.



















Esta foto é do Google.
Perdi o eclipse total, levantei pouco depois, vi ainda escuro, mas não vi o sol totalmente coberto, havia nuvens, deu para ver, mas não foi uma maravilha o que vi, Dan ficou muito desapontado, colocou despertador, estava ansioso, fiquei com pena, mas fazer o quê? O vizinho disse que foi lindo, que estava já de dia e a lua cobriu o sol fazendo a noite voltar. Um barato, né? tiraram fotos. Estes fenômenos naturais são impressionantes, não é?
Eu vi esta imagem.
Aqui tem mais fotos da Folha. Fica mais bonito na foto, ao vivo a luz é mais bonita, a atmosfera que existe no ar- mágica.
Maravilhosa era a luz da manhã, uma luz muito especial, o sol encoberto e raios de luz iluminando a terra. Será que é sempre assim e eu é que não vejo?
Realmente temos uma visão privilegiada daqui, tenho um céu aberto na frente, uma delícia!


Flagrantes na piscina.

Cena I
Estava só na piscina e chegam dois menininhos. Imaginei que a mãe viria em seguida, eu estava de saída, esperei uns dez minutos, nada, então disse:

"-Vocês são muito pequenos para ficarem sós na piscina..."
"-Não somos pequenos, não, ele tem sete anos!"

Estas mães... não são só os filhos dos favelados que sofrem abandono, não. Como deixam crianças de cinco, sete anos, até mais, sozinhos numa piscina de adultos? eles não fugiram, não, o administrador disse que vão sempre sós, que a mãe não está nem ai. O condomínio não se responsabiliza, a responsabilidade é dos pais. Sei não...


Cena II

-Qual é seu nome?
- Mariana..
-Quantos anos você tem, Mariana?
- Cinco
-Você chora muito, não é, por que? batem em você?
- Batem.
-Quem bate?
-Minha mãe.
-Por que ela te bate?
- Por que eu sou teimosa.
-Quando ela bater, você vá até a janela e me chame, grite 'Socorrooo' que eu vou lá brigar com ela.
Ela então sorriu, um sorriso de cumplicidade.


Esta menina apanha sempre da mãe e da babá também, outro dia perdi a fleuma e gritei na janela:
"Pare de bater nesta criança que vou chamar a polícia" olhe que eu sou calma, mas não agüentei. Um vizinho foi à janela também e fez sinal para mim.
Ela não deve ter entendido, mas ouviu o meu grito, acho, e parou. No dia seguinte coloquei no escaninho dela um texto:
"Bater em criança agora é crime" e fiz uns comentários. Disse inclusive que se você bate nos filhos na frente dos funcionários- aqui chamam assim- está autorizando-os a baterem também. Coloquei os telefones todos dos conselhos de defesa das crianças.
A mãe só fala gritando com ela. Hoje acordei com ela gritando antes das sete horas, chamava a menina de teimosa, estava escovando os dentes dela. São três crianças, a mais velha é tão quieta que não se ouve.
Estes dias Mariana chegou com a mãe, me viu e sorriu para mim com este sorrisinho cúmplice, uma graça.
Vários vizinhos perceberam o que acontece, eu estou com os telefones para dar queixa, ela não tem batido nela, a gente ouve até a palmada quando bate, vou denunciar, já avisei à sindica. Aqui tivemos um caso de uma mãe que batia, eu não sei quem é, dizem que depois da denúncia passou a vir à casa dela uma assistente social e melhorou muito.
Esta mãe que bate na M. tem uns 30 anos, uma vida 'normal', tem marido, empregada doméstica todos os dias, tem mais de um carro, e não trabalha fora. Não parece nenhuma psicótica. Ela tem um bebê, ele chorava muito quando acordava, muito, demoravam para vir pegá-lo, agora melhorou depois que alguns vizinhos falaram com a síndica, ela percebeu que tem gente de olho nela, a vizinha de cima um dia disse que achou que o bebê estava só em casa, ficou aflita, desceu, mas não teve coragem de bater na porta- eles dormem no ar refrigerado, acho que não ouvem o chora, a vizinha disse que a M. bate no irmãozinho porque ele chora muito de manhã, ai ai é o que ela vê fazerem, aprendeu.
Agora à tarde M. estava brincando de bonecas, suponho, ou com o irmãozinho, e gritava, impressionante a vozinha dela:
"Eu não sou velha, você...", "Você é teimosa" , eu não ouvia bem o que dizia, mas entendi o que acontecia.
Ela repetia o que fazem com ela. É saudável isto.
Ela é uma gracinha.

Nenhum comentário: