segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Kurosawa e sonhos.


















Ontem foi um domingo diferente, fui para a casa de minha mãe com meu irmão querido, tenho um preferido, passei o dia lá. Como só estávamos nós três e minha sobrinha de 4 anos, que eu amo muito, foi tranqüilo.
Talvez me achem meio confusa, estou com dor de cabeça hoje, ai ai
Zapeando na TV achei "Dreams" de Kurosawa, que eu havia visto no cinema há anos, quando saiu no Brasil, lembrava só de Van Gogh e só agora identifiquei o ator- Martin Scorsese- eu achei conhecido ontem, mas não identifiquei. Martin Scorsese, Spielberg admiravam o mestre japonês. Eu tenho fascínio por cinema oriental, nem sei por quê, acho que é o ritmo, são lentos, eu gosto, detesto filmes que s e parecem com comerciais de Tv, vídeos clips, eu não consigo ver.
"Sonhos" é um lindo filme, eu revi só uma parte, peguei já na metade, que pena. Há um cortejo fúnebre interessante, o velho desta seqüência é um sábio, maravilhoso, lembra o "DERZU USALA", outro filme lindo de Kurosawa.
Vi muitos, mas não vi todos. "Ralé", é inesquecível, "Ran", muitos. Me impressionei com as cenas de guerra de seus filmes, me emocionei com "Dô desu ka den" (1970, este filme foi o que eu vi mais vezes em toda minha vida, vi umas sete vezes, eu convencia os amigos a ver e via novamente. Dô desu ka den, o personagem que dá nome ao filme era um rapaz que sofria de alguma doença mental e acreditava ser uma locomotiva, ele dizia: "Dô desu ka den" e seguia pelo trilho do trem. A solidão, talvez, do personagem, a introspecção, sei lá, me comoveu muito. E como vocês já sabem, eu adoro um maluquinho. Este filme foi um fracasso de bilheteria e Kurosawa tentou se matar em !971, felizmente sem sucesso. Mais um depressivo, não era por acaso que gostava de Van Gogh.
E Toshiro Mifune, vocês conhecem? ator maravilhoso. merece um post só para ele, mas fica para outro dia.

PS dia 7/02:

Esqueci de dizer ontem e Beth lembrou que ele fazia desenhos de todas as cenas a serem filmadas, são desenhos lindos, não tenho tempo para procurar para vocês, mas se entrarem nos links poderão encontrar.


Um dos sonhos -quadro de Van Gogh-tinha como fundo musical Satie, Gymnopédie n. 1 Adoro, uma das minhas preferidas, ouço sempre que posso, ou lembro.

Ouça aqui:
Trois Gymnopedies - Gymnopedie No. 1
Hennie Bekker - Satie - Hennie Bekker - Clássicos - 04'50''













Dô desu ka den















Maravilha! Entrem aqui vai valer a pena.


PS dia 7/02:
Esqueci de dizer ontem e Beth lembrou que ele fazia desenhos de todas as cenas a serem filmadas, são desenhos lindos, não tenho tempo para procurar para vocês, mas se entrarem nos links poderão encontrar.

Nenhum comentário: