quarta-feira, dezembro 07, 2005
Ela não é linda?
Hoje estou sem vontade de escrever. Lembrei de Tagore outro dia e catei para vocês estes trechos. Rabindranath Tagore (1861-1941), ganhador do prêmio Nobel de literatura de 1913, indiano que influenciou profundamente Ghandi e os fundadores da moderna Índia. Tagore me influenciou e muito, eu acho, eu o lia quando era muito jovem, foram minhas primeiras leituras, suponho, não lembro bem, eu não lembro de livros infantis, devo ter lido alguns, nada de Monteiro Lobato, eu não gostava daquele universo, eu já disse que era triste, gostava de coisas sombrias. Depois comecei a ler os russos e me apaixonei por Gorki, Tchekhov, lia contos, romances, depois vieram os romances de Graham Greene, os textos de teatro moderno- Lorca, Tennessee Williams, Eugene O'Neill, Steinbeck -adorava ler, são fáceis de se ler, lê-se rápido- mas Tagore sempre estava por perto, havia um livrinho chamado "Pássaros perdidos" que eu adorava.
E por falar em livros, a Luana Piovani conta no blog dela que finalmente depois de seis meses acabou de ler "Cem anos de solidão" aí o Tuttty pergunta aqui o que ela deve ler agora.
Estão ironizando o fato dela ter levado seis meses para ler o livro, eu acho ótimo ela ter lido um livro maravilhoso como este, e tem mais, se todos os brasileiros lessem um livro a cada seis meses estava ótimo. Eu acho que todos invejam a Piovani, é linda, simples, extrovertida, não é genial, e dai? precisa ser? e vai ver prefere namorar a ficar a ler,como dizem nossos patrícios. Certa ela, pra que passar noites e noites entre os Buendías? hihihi :)
"Deixai a noite perdoar os enganos do dia e assim conseguirá paz para você mesmo."
"... A cortina que separa as minhas
canções das tuas por um momento
esvoaçou ao vento. Então vi que a luz
da tua manhã estava repleta das canções
mudas que eu jamais cantei... Pensei
que as aprenderia aos teus pés, e
sentei-me, em silêncio".
Tagore escreveu.
Onde a mente é intrépida
Onde a mente se conserva intrépida e a cabeça se mantém erguida; Onde o conhecimento é liberto; Onde o mundo não se esfacelou em fragmentos ...cindido por provincianos muros; Onde as palavras emanam das profundezas da verdade;
Onde o progresso incansável estende seus braços à perfeição; Onde o fluxo cristalino da razão não perdeu seu curso ...nos áridos desertos de rotinas inertes;
Onde a mente é conduzida adiante por Ti ...à ascensão progressiva da reflexão e da atitude, ...àquela liberdade idílica, meu Pai, permita que meu país acorde!
Se não falas.
RABINDRANATH TAGORE
Se não falas, vou encher o meu coração
Com o teu silêncio, e agüentá-lo.
Ficarei quieto, esperando, como a noite
Em sua vigília estrelada,
Com a cabeça pacientemente inclinada.
A manhã certamente virá,
A escuridão se dissipará, e a tua voz
Se derramará em torrentes douradas por todo o céu.
Então as tuas palavras voarão
Em canções de cada ninho dos meus pássaros,
E as tuas melodias brotarão
Em flores por todos os recantos da minha floresta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário