Acordei depois de um sonho que mexeu muito comigo, fiquei “relatando” este sonho na minha cabeça, pensando se deveria colocá-lo aqui, resolvi que não, porque seria muita intimidade, como numa relação amorosa, a intimidade excessiva prematura muitas vezes acaba com o encanto. Concordam? Pensei na possibilidade de ter outro espaço para usar como divã, mas hoje quero falar de sonhos.
Os sonhos são fantásticos, sonhar é um ato libertador, pena que poucos saibam disto e tentem dar significados universais aos sonhos. Freud, para mim O gênio do século passado, nos revelou um mundo desconhecido até então, o mundo do inconsciente. Depois que você descobre o inconsciente e passa a prestar atenção no seu mundo interior, não há retorno, você passa a fazer uma nova leitura da vida, do mundo que o cerca, dos teus afetos e desafetos. Sonhar é libertador porque nos abre uma brecha para o inconsciente e nos possibilita entender o que está acontecendo, o porquê de uma angústia, ou ansiedade, fora do nosso controle, por exemplo. Não são só os sonhos que nos trazem o inconsciente à tona, atos falhos e sintomas também, ontem chamei um novo amigo de Fernando, trocando o seu nome, Fernando é um ex namorado, mais jovem que eu alguns anos, este amigo também é mais jovem, me remeteu aquela vivência anterior. Não quero dar aula de psicanálise, só queria falar dos sonhos porque acordei com um sonho perturbador esta manhã. Aprenda a “ouvir” o seu inconsciente, não tenha medo, faça associações com os elementos do seu sonho, tenho certeza que um leque de memórias se abrirá e você será mais coerente e mais livre dos seus fantasmas.
Muita gente diz que não gosta de psicanálise, que a psicanálise está morta, etc e tal, não sabe que está mergulhado num mundo cheio de conceitos vindos da psicanálise, atualmente não há como negar a importância da psicanálise na cultura. Você acha que o mundo seria o mesmo sem que Freud tivesse tido a coragem, lá em 1895-1900, de estudar e abordar temas como sexualidade infantil e Complexo de Édipo? Duvido o dó. Quem não concordar que levante a mão.
Que viva Freud!!!
Bom dia!
Lembrando Nietzsche
Hoje, mesmo sabendo que vai ficar um post enorme, não poderia deixar de trazer este texto. Leiam e digam se Nietzsche não é outro gênio admirável.
O Canto Noturno.
Friedrich Nietzsche
É noite: falam mais alto, agora, todas as fontes borbulhantes.E também a minha alma é uma fonte borbulhante.
É noite: somente agora despertam todos os cantos dos que amam.E também a minha alma é o canto de alguém que ama.
Há qualquer coisa insaciada, insaciável, em mim; e quer erguer a voz.Um anseio de amor, há em mim, que fala a própria linguagem do amor.
Eu sou luz; ah, fosse eu noite!Mas esta é a minha solidão: que estou circundado de luz.
Ah, fosse eu escuro e noturno!Como desejaria sugar os seios da luz!
E até vós desejaria abençoar, pequenos astros cintilantes e vagalumes, lá no alto! - e ser feliz com as vossas dádivas de luz.
Mas eu vivo na minha própria luz, sorvo de volta em mim as chamas que de mim rompem.
Não conheço a felicidade dos que recebem; e muitas vezes sonhei que roubar deve ser ventura ainda maior que receber.
É esta a minha pobreza: que minha mão nunca pára de dar presentes; é esta a minha inveja: qie vejo olhos à espera e as noites iluminadas do anseio.
Ó desventura de todos os dadivosos! Ó obscurecimento do meu sol! Ó desejo de desejar! Ó fome insaciável na saciedade!
Eles recebem os meus presentes; mas tocarei ainda a sua alma?Há um abismo entre dar e receber; e também o menor dos abismos precisa ser transposto.
Nasce uma fome da minha beleza: desejaria magoar aqueles que ilumino; desejaria roubar aqueles que presenteio: assim tenho fome de maldade.
Retirar a mão, quando já a outra mão se lhe estende; hesitar como a cachoeira, que ainda hesita ao precipitar-se: assim tenho fome de maldade.
Tal vingança medita minha plenitude, tal perfídia brota da minha solidão.
Minha ventura em dar extinguiu-se ao dar, minha virtude cansou-se de si mesma pela sua superabundância!
Quem sempre dá, corre o perigo de perder o pudor; quem sempre reparte, cria calos em suas mãos e coração, de tanto repartir.
Meus olhos não choram mais ante o pudor dos pedintes; demasiado endureceu minha mão, par sentir o tremor das mãos satisfeitas.
Para onde foram as lágrimas dos meus olhos e o frouxel do meu coração? Ó solidão de todos os dadivosos! Ó silêncio de todos os que espalham luz!
Muitos sóis gravitam nos espaços vazios: falam, com sua luz, a tudo o que é escuro - como silenciam.
Oh, essa é a hostilidade da luz por tudo o que é luminoso: implacável percorre ela sua órbita.
Injusto, no fundo do seu coração, com tudo o que é luminoso; frio para com os outros sóis - assim segue, cada sol, o seu próprio caminho.
Como uma tempestade, percorrem os sóis, velozmente, suas órbitas: esse é o seu curso.Seguem, inexoráveis, a sua vontade: é essa a sua frieza.
Ó seres escuros, noturnos, somente vós criais o calor, haurindo-se dos corpos luminosos!Somente vós bebeis o leite e o bálsamo dos seios de luz!
Ah, há gelo em volta de mim; queima-se minha mão tocando em gelo!Ah, há uma sede, em mim, que almeja pela vossa sede!
É noite: ai de mim, que tenho de ser luz!E sede do que é noturno. E solidão!É noite: como uma nascente, rompe em mim, agora, o meu desejo - e pede-me que fale.
É noite: falam mais alto, agora, todas as fontes borbulhantes.E também a minha alma é uma fonte borbulhante.
É noite: somente agora despertam todos os cantos dos que amam.E também a minha alma é o canto de alguém que ama.
- Assim falava Zaratustra.
Maravilhoso! Que viva Nietzsche!!!
3 comentários:
Olá Laura. :) Concordo contigo. Não só por simpatizar com Freud, mas pq me interesso bastante sobre sonhos. É algo complexo...que não pode ser visto nem enquadrado sob a ótica boba e simples que muitas vezes os dão por aí afora. Lindo texto. Natural. Espontâneo. Beijão, bom dia e bons sonhos!
Henrique, vc tem sido tão gentil comigo, fico feliz com seus comentários. Um abraço, Laura.
Freud foi importante... Foi. Psicanálise explica, mas resultados são fracos. Psicanálise é uma bonita obra de arte. E como toda arte ajuda um pouco sim.
Postar um comentário